Foto: Anselmo Mourão
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social, promove até terça-feira (19/12) o mutirão do Cadastro Único Federal (CadÚnico) em São José do Imbassaí, para atualização de novas inscrições. O atendimento acontece no Centro de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Elomir Silva, com distribuição de senha até às 15h. A ação já aconteceu nos bairros Flamengo, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu.
O CadÚnico possibilita o acesso a programas de transferência de renda das três esferas de governo, entre eles o Renda Básica da Cidadania (RBC), pago com a moeda social Mumbuca. Há também benefícios como descontos na tarifa de energia elétrica, isenção na taxa de inscrição de concursos públicos, entre outros.
Coordenadora do CadÚnico do município de Maricá, Mariana Barbosa, disse que a expectativa é atender cerca de 1.500 pessoas nos dias de ação. “O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que atende São José do Imbassaí, Parque Nanci, entre outros bairros, é uma unidade que tem uma área com muitos moradores, atendendo mais de cinco mil famílias, e é por isso que precisamos acompanhar de perto para sanar essa necessidade”, explicou.
Barbosa explica ainda que, com a ampliação dos beneficiários da moeda mumbuca, as pessoas procuraram os CRAS também para atualizar suas informações no cadastro e, com isso, aumentou muito o fluxo.
Na fila para atualizar o seu cadastro, a atendente de loja, Amanda Lopes, de 33 anos, foi regularizar a sua situação. “Eu recebi o cartão no dia da entrega, mas não consegui receber o benefício devido à falta de atualização. É muito importante para não acontecer situações como esta. Se eu tivesse atualizado o meu cartão, já tinha recebido normalmente a mumbuca. Então, é sempre bom que a pessoa mantenha o cadastro atualizado”, alertou.
Gabriel Martim, de 23 anos, aguardava para fazer o cadastro. “Isso é muito bom porque ajuda muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Estou aqui para cadastrar e tentar o ‘Auxílio Recomeço’ porque a minha casa está desabando. A estrutura está antiga e a laje começou a desmoronar. Quero dar entrada no CadÚnico para ver se a Defesa Civil interdita a minha casa e consigo o auxílio de reforma de residência”, afirmou o motoboy que já morou no Rio de janeiro e se mudou recentemente para Maricá.
Documentação para cadastramento ou atualização:
Atualização: original e cópia
(todos os adultos da família)
Identidade (RG) – CPF
Carteira de trabalho
Último contracheque
Comprovante de residência atualizado ou declaração de residência
Criança e adolescente:
Certidão de Nascimento
Identidade/CPF (caso tenha)
Declaração Escolar atualizada
Cadastramento: original e cópia
(todos os adultos da família)
Identidade (RG) – CPF – Título de eleitor
Carteira de trabalho
Último contracheque
Comprovante de residência atualizado ou declaração de residência