24.2 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáSubsecretário de Urbanismo de Maricá é premiado na categoria dissertação de mestrado...

    Subsecretário de Urbanismo de Maricá é premiado na categoria dissertação de mestrado em concurso Friperj

    Data:

    Últimas Notícias

    Conexão Maricá-Paris: jovens atletas de handebol de praia partem para intercâmbio na França

    Nesta quarta-feira (30/10), quatro aviões do Voa Maricá decolaram...

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...
    FOTO: Divulgação 

    Foram premiadas teses que abordavam o processo de desenvolvimento social, urbano, econômico, político, cultural, ambiental e histórico do Rio de Janeiro

    O subsecretário de Urbanismo de Maricá, Bruno da Costa Marins, participou na última sexta-feira (15/12) da cerimônia de premiação do concurso Friperj-Faperj-IPP, que aconteceu na Casa Firjan, em Botafogo. O evento contou com a presença de reitores e pró-reitores das várias instituições de Ensino Superior do estado. O subsecretário ganhou o segundo lugar na competição, disputando o prêmio na categoria dissertação de mestrado, abordando a questão da habitação no Brasil.

    O objetivo do evento foi dar destaque a teses e dissertações que falassem sobre o processo de desenvolvimento social, urbano, econômico, político, cultural, ambiental, histórico e do patrimônio histórico do estado do Rio de Janeiro, as suas regiões e cidades. Ao todo, foram inscritos no Prêmio Friperj-Faperj-IPP 242 trabalhos, sendo 141 dissertações e 101 teses. O concurso entregou um total de R$ 46 mil em prêmios para as duas melhores teses e duas melhores dissertações inscritas.

    Bruno da Costa Marins, explicou um pouco do que falou em sua dissertação de mestrado. “A questão da habitação no Brasil passa pela forma de acesso a ela. No Brasil se prioriza o acesso através do financiamento bancário à propriedade escriturada, este modelo dificulta que grande parte da população que não possui como se enquadrar neste modelo tenha acesso a moradia digna. O trabalho traz esse debate de forma alternativas que possam garantir o direito a moradia digna sem a necessidade de conceder a propriedade do imóvel, sem a pretensão de ser um substituto do sistema financeiro vigente, mas uma alternativa complementar que possa abrir opções para as famílias que não conseguem acessar o sistema financeiro habitacional”, explicou.

    A premiação é uma colaboração entre o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e o Instituto Pereira Passos (IPP). Vale destacar que só participaram trabalhos que foram defendidos entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de julho de 2023.

    spot_imgspot_img

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui