Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

TJRJ converte em preventiva prisão de mulher suspeita por morte de idosa no Pechincha

Renata Barbieri Uliana teve sua prisão convertida em preventiva pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro na última quinta-feira (21). Ela é suspeita de ser a mandante da morte de Sheila Macedo da Silva, uma idosa de 65 anos, ocorrida em outubro deste ano enquanto saía de seu condomínio no bairro Pechincha, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio.

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou Sheila por homicídio qualificado na quarta-feira anterior (20). Segundo as investigações, Renata teria planejado o assassinato com uma terceira pessoa, responsável pelos disparos de um carro branco assim que a idosa foi atraída para fora do prédio por Renata. A motivação do crime parece ser financeira, já que a suspeita, considerada filha por afeto de Sheila, vinha desviando fundos da conta bancária da vítima e pretendia encobrir suas ações.

A decisão do TJRJ menciona: ‘O processo está em sua fase inicial, com a apresentação da denúncia. É certo que a manutenção da acusada em liberdade acarretará sério risco à instrução criminal e à aplicação da Lei Penal, interferindo indevidamente no ânimo das testemunhas, as quais ainda não foram ouvidas em juízo, além da possibilidade de fuga do distrito do crime.’

Uma câmera de segurança registrou o momento em que o veículo se aproximou da idosa em frente ao prédio onde residia. O vídeo mostra um dos indivíduos atirando e, em seguida, a vítima caindo. Logo após o crime, Renata foi detida temporariamente pela Polícia Civil, e sua prisão foi convertida em preventiva pelo juízo do Plantão Judiciário, a pedido do MPRJ.

Sair da versão mobile