22.8 C
Maricá
quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    InícioDestaque da horaRevitalização das lagoas continua com aplicação de produtos em 14 pontos estratégicos

    Revitalização das lagoas continua com aplicação de produtos em 14 pontos estratégicos

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...
    Foto: Leonardo Fonseca

    Para chegar aos ótimos resultados atuais, o Programa Lagoa Viva possui um roteiro de aplicação de micro-organismos, chamados de bioinsumos, em 14 pontos estratégicos. Na programação, estão os canais da cidade que deságuam em Araçatiba e as Orlas Marine e Zé Garoto.

    O Lagoa Viva é executado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a partir do convênio firmado com a Biotec Maricá.

    As bacias hidrográficas próximas à Lagoa de Araçatiba estão entre as principais influências para a caracterização atual da Lagoa. Por isso, quanto mais cedo tratar os efluentes direcionados por seus rios e canais, melhor a qualidade da água que vai chegar à lagoa.

    Os micro-organismos são aplicados em 11 pontos de canais que deságuam na Lagoa de Araçatiba. Além disso, são lançados também em três locais das Orlas Marine e Zé Garoto, em formato sólido e líquido. Para chegar a um resultado mais completo, é importante tratar os canais que vão desaguar na lagoa, causando uma homogeneidade desse tratamento e garantindo maior eficiência.

    Inovação

    O superintendente da Biotec Leonardo Lopes conta que o diferencial do Lagoa Viva é a utilização de estratégias biológicas para a revitalização.

    “Geralmente, essa revitalização costuma ser feita com produtos químicos. No Lagoa Viva são utilizados micro-organismos eficientes que vão degradar a matéria orgânica nesses corpos hídricos e, dessa forma, revitalizar a qualidade das águas no município”, analisa Leonardo.

    Aplicações

    Um dos responsáveis por fazer as aplicações de bioinsumos nos pontos estratégicos é o dosador Wescley Santiago. Segundo ele, a população fica curiosa para saber mais detalhes sobre os lançamentos.

    “Tenho essa preocupação de explicar, para as pessoas que não conhecem entenderem o objetivo do Lagoa Viva. Percebo que hoje eles já entendem muito mais o Programa, isso é muito satisfatório”, afirma Santiago.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui