23.3 C
Maricá
segunda-feira, maio 19, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta Rio'Saidão' de Natal: Alerj pede explicações à Seap sobre liberação de chefes...

    ‘Saidão’ de Natal: Alerj pede explicações à Seap sobre liberação de chefes do tráfico

    Data:

    Últimas Notícias

    Elba Ramalho encerra etapa inicial dos shows pelos 211 anos de Maricá

    A cantora Elba Ramalho foi a atração principal do...

    Rio inicia vacinação contra nova variante da covid-19 em idosos

    A Prefeitura do Rio de Janeiro começou, nesta segunda-feira...

    INSS exigirá biometria para liberar novos consignados

    A partir do próximo dia 23, aposentados e pensionistas...

    Maricá segue com tempo estável e sem chuvas até quarta-feira

    A cidade de Maricá seguirá com tempo firme e...

    Shows em Itaipuaçu marcam início das comemorações pelos 211 anos de Maricá

    Maricá iniciou as celebrações pelos 211 anos do município...
    Beneficiados pelo 'saidão' de Natal não retornaram aos presídios. Foto: Arquivo/Agência O Dia

    Solicitação veio após mais de 250 detentos liberados pelo benefício não retornarem às respectivas unidades prisionais

    A secretária de Estado de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, recebeu um ofício, nesta terça-feira (2), do presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), que pede informações sobre as saídas temporárias de presidiários. A solicitação veio após mais de 250 detentos liberados pelo benefício não retornarem às respectivas unidades prisionais.

    Segundo o documento, uma lista de 14 perguntas foi enviada à secretária, solicitando informações como, quais crimes foram imputados aos presos que receberam o benefício este ano, a quais facções criminosas eles pertenciam, que papeis desempenhavam, quantos deles usavam tornozeleira eletrônica, qual a periculosidade de cada um e quantos já foram recapturados.

    Ao todo, 255 presos liberados pelo benefício de visita periódica ao lar, também conhecido como “saidão” de Natal, não retornaram às respectivas unidades prisionais até o último dia 30 e são considerados foragidos. Outros cinco receberam alvará de soltura, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) na segunda-feira (1º). Ainda de acordo com a Seap, foram beneficiados 1.785 presos. Os detentos deixaram a cadeia no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, para celebrarem o feriado com as famílias.

    Saulo Cristiano Oliveira Dias, o SL e Paulo Sérgio Gomes da Silva, o Bin Laden, apontados como chefes da maior facção criminosa do estado, estão entre os presos que receberam o benefício e não retornaram. Bin Laden chegou a chefiar o tráfico de drogas no Morro Dona Marta, em Botafogo, Zona Sul. Já Saulo ainda é considerado um dos principais gerentes de drogas do Complexo do Chapadão, que abrange comunidades entre os bairros de Costa Barros, Pavuna, Anchieta, Guadalupe e Ricardo de Albuquerque. O Disque Denúncia divulgou um cartaz pedindo ajuda da população em busca de localizar os criminosos que são considerados foragidos.

    A saída temporária está prevista em lei; o benefício, concedido pela Vara de Execuções Penais (VEP), contempla os custodiados do regime semiaberto que têm autorização para trabalho externo ou saídas temporárias em datas festivas. Além disso, o preso deve apresentar bom comportamento e já ter cumprido pelo menos um sexto da pena.

    Beneficiados pelo ‘saidão’ de Natal não retornaram aos presídios. Foto: Arquivo/Agência O Dia

    Fonte: O DIA

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.