22.9 C
Maricá
segunda-feira, maio 19, 2025
More
    InícioCaso de PolíciaEdson Davi: mãe diz que falha em câmera prejudica polícia a concluir...

    Edson Davi: mãe diz que falha em câmera prejudica polícia a concluir trajeto feito por menino

    Data:

    Últimas Notícias

    Elba Ramalho encerra etapa inicial dos shows pelos 211 anos de Maricá

    A cantora Elba Ramalho foi a atração principal do...

    Rio inicia vacinação contra nova variante da covid-19 em idosos

    A Prefeitura do Rio de Janeiro começou, nesta segunda-feira...

    INSS exigirá biometria para liberar novos consignados

    A partir do próximo dia 23, aposentados e pensionistas...

    Maricá segue com tempo estável e sem chuvas até quarta-feira

    A cidade de Maricá seguirá com tempo firme e...

    Shows em Itaipuaçu marcam início das comemorações pelos 211 anos de Maricá

    Maricá iniciou as celebrações pelos 211 anos do município...
    Família pede respostas para o desaparecimento do menino Edson Davi, na Praia da Barra da Tijuca. Foto: Arquivo Pessoal

    Centro de Operações da Prefeitura do Rio diz que liberou imagens de cinco câmeras instaladas nos postos 3, 4 e 5 da Barra da Tijuca

    O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que liberou, na última sexta-feira (5), imagens de cinco câmeras de monitoramento instaladas nos postos 3, 4 e 5 da Barra da Tijuca, conforme solicitado pela Polícia Civil no inquérito que investiga o desaparecimento de Edson Davi Silva Almeida, de 6 anos. O órgão não citou nenhum aparelho fora de funcionamento. No entanto, Marize Araújo, mãe da criança, disse que a Polícia Civil ainda não conseguiu concluir se o menino entrou no mar, pois uma das câmeras de segurança da orla estaria fora de serviço.

    Edson Davi Silva Almeida, 6, brincava próximo a barraca do pai na Praia da Barra, quando foi visto pela última vez. Foto: Reprodução/Redes Sociais

    “A câmera da CET-Rio dá para saber para onde meu filho foi, se se afogou, quem levou (…) Senhor prefeito, me ajuda com essa câmera da CET-Rio. Se foi afogamento, a câmera da CET-Rio vai pegar o mar. A doutora Ellen (Souto, delegada titular da DDPA), muito responsável da Polícia Civil, está me ajudando muito, se empenhando bastante, fazendo o que está ao alcance dela, mas ela não tem o alcance da câmera da CET-Rio, porque está ruim. Senhor prefeito, se essa câmera estivesse funcionando, eu já saberia o que tinha acontecido com o meu filho”, disse a mãe, que criticou a atuação dos bombeiros no dia em que o menino sumiu.

    “Se ele se afogou, se afogou com dois bombeiros de plantão. Eu cheguei 20 minutos (depois do desaparecimento) de mototáxi e tinham dois bombeiros de plantão, bem descontraídos, parecia que ninguém tinha desaparecido e a praia estava vazia, com uma vala em frente a minha barraca e uma bandeira de perigo. Se meu filho se afogou, ele se afogou numa praia vazia, com dois bombeiros de plantão, com o pai do lado trabalhando. Ele se afogou sem ninguém ver”.

    Conforme apurado pelo DIA, as câmeras de monitoramento pertencem à Smart Luz, que lidera a Parceria Público-Privada de Iluminação Pública firmada pela Prefeitura do Rio. Procurado para comentar as acusações feitas pela mãe da criança, a assessoria do Corpo dos Bombeiros disse que as equipes atuam desde a madrugada de sexta-feira (5) para localizar Edson Davi. “Os pontos vistoriados são toda a orla da praia da Barra, Recreio, Guaratiba e Sepetiba, com ênfase no local do ocorrido. A operação conta com o empenho de guarda-vidas, mergulhadores, quadriciclos, motos-aquáticas, drone e helicóptero”, disse.

    Desesperada, Mariza suplicou por um desfecho para o desaparecimento de Edson Davi. “Se foi afogamento, preciso do corpo do meu filho para enterrar e seguir a minha dor. Eu vou para casa e eu me dopo de remédio para dormir. Ele dormia comigo agarrado, quando acordo eu procuro logo por ele, e ele não está”, desabafou a mãe.

    Em imagens obtidas pela Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), responsável pelas investigações, o menino aparece andando sozinho por um trecho no calçadão da praia, de cerca de 100 metros, no dia de seu desaparecimento, quinta-feira (4). Posteriormente, a criança conversa com um homem e volta para a areia. A gravação é de uma câmera de um quiosque próximo à barraca dos pais de Édson Davi. Horas depois, parentes aparecem no estabelecimento o procurando. “Ele não foi visto por nenhuma das câmeras subindo para o calçadão (além das imagens divulgadas pelo quiosque). A maior suspeita da polícia no momento é de afogamento”, escreveu a irmã do menino, Giovana Araújo.

    Também no dia do desaparecimento, Edson Davi brincava com duas crianças e um homem estrangeiro e, inicialmente, a família acreditava que ele pudesse ter sido sequestrado pelo turista. Entretanto, a hipótese foi descartada, já que há imagens do trio saindo da praia sem o menino. “As crianças e o homem que estavam brincando com ele foram descartados como suspeitos, por haver imagens deles voltando para o hotel sem o Davi”, explicou Giovana.

    Na manhã deste domingo (7), o Corpo de Bombeiros realiza o terceiro dia de buscas pela criança no mar e na orla. Familiares do menino acompanham o trabalho de buscas.

    Confira a nota do Centro de Operações Rio na íntegra:

    O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que liberou na última sexta-feira, dia 05/01/2024, imagens de cinco câmeras instaladas nos postos 3, 4 e 5 da Barra da Tijuca, conforme solicitado pela Polícia Civil no ofício 000020-1210/2024. As imagens foram disponibilizadas com celeridade pela Smart Luz, que lidera a Parceria Público-Privada de Iluminação Pública firmada pela Prefeitura do Rio. O ofício deu entrada na mesma data.

    Vale destacar, no entanto, que as 3.500 câmeras da Prefeitura do Rio instaladas na cidade não possuem o tema Segurança Pública como foco principal. As câmeras visam a melhoria da mobilidade urbana e a operação de cidade. Porém, a prefeitura sempre vai contribuir com a Polícia Civil quando existir solicitação formal dos órgãos de Segurança Pública.

    Fonte: O DIA

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.