18.3 C
Maricá
domingo, novembro 24, 2024
More
    InícioDestaque da hora2024 e o Super El Niño: áreas do Brasil em estado de...

    2024 e o Super El Niño: áreas do Brasil em estado de alerta

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá recebe ouro em ‘Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização’ do MEC

    Ministério da Educação reconhece boas práticas adotadas na rede...

    Traficante é preso e adolescente apreendido com armas e drogas em itaipuaçu

    Na tarde da última quinta-feira (21), uma operação do...

    Previsão do tempo: Chuva e céu nublado são esperados

    A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá...

    Restaurante Mauro Alemão Divulga Cardápio da Semana

    A Secretaria de Economia Solidária, publicou o cardápio semanal...
    Foto: iStock/Divulgação/Educa SC.

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a MetSul Meteorologia fizeram alertas alarmantes para os próximos 10 dias e todo o mês de janeiro.

    De acordo com as entidades, uma massa de ar quente vinda do Paraguai e da Argentina está bagunçando o clima no Brasil e trazendo risco de temporais catastróficos nas próximas semanas.

    Para se ter uma ideia, ambas as instituições preveem chuvas fortes em absolutamente todo o país, nas cinco regiões. Os destaques de alerta ficam para as regiões Centro-Oeste e Sul, que podem ter chuvas com volume de até 200mm.

    Por outro lado, essas chuvas são apenas no formato de pancada, uma vez que a tendência é que altas temperaturas sejam registradas em todo país por conta do ainda presente Super El Niño.

    Bolhas de calor: outra preocupação

    Além do calor intenso e das pancadas de chuva potencialmente agressivas, os brasileiros podem esperar as chamadas “bolhas de calor”, que também devem se espalhar por todo território nacional.

    A massa de ar quente que entrou no Brasil pela região Sul, advinda de Paraguai e Argentina, é a responsável por esse fenômeno, que está aquecendo sobretudo a região Centro-Sul do país.

    As bolhas de calor, ou cúpulas de calor, surgem quando uma massa de ar quente e/ou seco permanece por muitos dias ou semanas num mesmo local. Isso afasta frentes frias que poderiam dissipá-las, criando um pequeno efeito estufa localizado.

    Muito provavelmente esse fenômeno está causando picos de temperatura assustadores, como a sensação térmica de 45,3ºC registrada no Rio de Janeiro nesta terça-feira (9) às 9 horas da manhã, um horário totalmente atípico para calor intenso.

    Além do Rio, áreas de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo atingiram médias aproximadas a 40ºC e 39ºC.

    Inmet e MetSul estenderam o alerta para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, bem como para o norte da região Sul, que devem ter alternância de calor forte e pancadas de chuva nesta quinta-feira (11) e por todo final de semana.

    No Rio Grande do Sul, que parece “protegido” das bolhas de calor, serão comuns fortes pancadas de chuva por todo o estado. Vale o alerta para temporais e tempestades.

    * Com informações de Inmet e MetSul

    Fonte: Escola Educação.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui