20.8 C
Maricá
quarta-feira, outubro 30, 2024
More
    InícioEconomiaAeroporto de Maricá encerra 2023 com quádruplo aumento no número de passageiros

    Aeroporto de Maricá encerra 2023 com quádruplo aumento no número de passageiros

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...
    Foto: Leonardo Fonseca

    O Aeroporto de Maricá, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), registrou aumento de 360% de passageiros em 2023, em comparação ao ano anterior. Em 2022, cinco mil pessoas passaram pelo aeroporto, já em 2023, foram 23 mil passageiros – mais que o quádruplo.

    Os números são resultado do crescimento do aeroporto. Atualmente, as operações offshore acontecem com seis aeronaves: quatro da Omni Táxi Aéreo e duas da Líder Aviação. Em 2022, as operações eram realizadas com dois helicópteros.

    “Todo este crescimento faz com que o Aeroporto de Maricá se torne referência em base operacional na cadeia produtiva de óleo e gás, dedicada à operação no Campo de Búzios, que é o maior em águas ultraprofundas e faz parte do pré-sal da Bacia de Santos”, afirma a diretora de Operações da Codemar, Marta Magge.

    Ela lembra que o Aeroporto de Maricá tem localização estratégica para chegar às plataformas. O trajeto aéreo leva cerca de 50 minutos.

    Mais combustíveis e hangares

    Com mais helicópteros, o volume da venda de combustível também aumentou. Em 2022, o volume era de 1.000m³. Em 2023, o número foi de 2.000m³, um crescimento de 100%. Em 2024, com o novo posto de abastecimento de aeronaves, a expectativa é que sejam vendidos 55 mil m³.

    Em relação ao número de hangares concedidos às empresas de táxi aéreo, também houve alta. Em 2022, a Omni já ocupava dois hangares do aeroporto. Com a chegada da Líder Aviação, em 2023, a empresa passou a ocupar um hangar, somando três no total.

    Faturamento

    O aumento das operações, em 2023, também impactou no arrecadamento do Aeroporto de Maricá. O valor do faturamento de processamento de passageiros teve um crescimento de 325% em relação a 2022.

    O faturamento da venda de combustível aumentou 128%; nas concessões de hangares, o crescimento foi de 33%; e de pouso e decolagem, 73%. O aumento é em relação a 2022.

    Somando os valores, o Aeroporto de Maricá fechou 2023 com um crescimento de 66% em comparação ao ano anterior.

    A diretora Marta Magge explica que a tendência é que o Aeroporto de Maricá bata recorde de faturamento em 2024, com a expansão que está sendo realizada.

    Obras de expansão

    Em 2023, o Aeroporto de Maricá iniciou as obras do pátio 3, com vagas para 13 aeronaves S-92. As vagas vão ser entregues em fevereiro.

    Em seguida, começam as obras do pátio 4, com mais 13 posições para aeronaves S-92, com previsão de finalização em agosto.

    Somando as sete posições dos pátios 1 e 2, o Aeroporto de Maricá vai ter, ao todo, 33 posições. Também em 2024 vão ser construídos mais quatro novos hangares, com previsão de entrega até o fim do ano.

    “A geração de empregos direta e indireta no munícipio deve crescer em torno de 90%, com a chegada de empresas do segmento e com a formação de mão de obra local”, analisa Marta Magge.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui