Foto: Leonardo Fonseca
O Aeroporto de Maricá, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), registrou aumento de 360% de passageiros em 2023, em comparação ao ano anterior. Em 2022, cinco mil pessoas passaram pelo aeroporto, já em 2023, foram 23 mil passageiros – mais que o quádruplo.
Os números são resultado do crescimento do aeroporto. Atualmente, as operações offshore acontecem com seis aeronaves: quatro da Omni Táxi Aéreo e duas da Líder Aviação. Em 2022, as operações eram realizadas com dois helicópteros.
“Todo este crescimento faz com que o Aeroporto de Maricá se torne referência em base operacional na cadeia produtiva de óleo e gás, dedicada à operação no Campo de Búzios, que é o maior em águas ultraprofundas e faz parte do pré-sal da Bacia de Santos”, afirma a diretora de Operações da Codemar, Marta Magge.
Ela lembra que o Aeroporto de Maricá tem localização estratégica para chegar às plataformas. O trajeto aéreo leva cerca de 50 minutos.
Mais combustíveis e hangares
Com mais helicópteros, o volume da venda de combustível também aumentou. Em 2022, o volume era de 1.000m³. Em 2023, o número foi de 2.000m³, um crescimento de 100%. Em 2024, com o novo posto de abastecimento de aeronaves, a expectativa é que sejam vendidos 55 mil m³.
Em relação ao número de hangares concedidos às empresas de táxi aéreo, também houve alta. Em 2022, a Omni já ocupava dois hangares do aeroporto. Com a chegada da Líder Aviação, em 2023, a empresa passou a ocupar um hangar, somando três no total.
Faturamento
O aumento das operações, em 2023, também impactou no arrecadamento do Aeroporto de Maricá. O valor do faturamento de processamento de passageiros teve um crescimento de 325% em relação a 2022.
O faturamento da venda de combustível aumentou 128%; nas concessões de hangares, o crescimento foi de 33%; e de pouso e decolagem, 73%. O aumento é em relação a 2022.
Somando os valores, o Aeroporto de Maricá fechou 2023 com um crescimento de 66% em comparação ao ano anterior.
A diretora Marta Magge explica que a tendência é que o Aeroporto de Maricá bata recorde de faturamento em 2024, com a expansão que está sendo realizada.
Obras de expansão
Em 2023, o Aeroporto de Maricá iniciou as obras do pátio 3, com vagas para 13 aeronaves S-92. As vagas vão ser entregues em fevereiro.
Em seguida, começam as obras do pátio 4, com mais 13 posições para aeronaves S-92, com previsão de finalização em agosto.
Somando as sete posições dos pátios 1 e 2, o Aeroporto de Maricá vai ter, ao todo, 33 posições. Também em 2024 vão ser construídos mais quatro novos hangares, com previsão de entrega até o fim do ano.
“A geração de empregos direta e indireta no munícipio deve crescer em torno de 90%, com a chegada de empresas do segmento e com a formação de mão de obra local”, analisa Marta Magge.