24.6 C
Maricá
domingo, maio 18, 2025
More
    InícioCultura e LazerSilvio Tendler conhece o roteiro de “Raízes Memórias de Um Povo”

    Silvio Tendler conhece o roteiro de “Raízes Memórias de Um Povo”

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá promove “Jogos para Todos” no CEU da Mumbuca

    Dinâmicas com esportes adaptados estimulam pensamento crítico dos estudantes...

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...

    Presidente da Sicom Filmes, Paulo Celestino, esteve com o cineasta Silvio Tendler para mostrar o roteiro “Raízes Memórias de Um Povo”

    Rio de Janeiro, 13/01/2024 – Por Redação GBNEWS – Fotos: Agência GBNEWS

    O cineasta Silvio Tendler, autor entre outros documentários recordistas de bilheteria como “Jango”, “Os Anos JK” e “o Mundo Mágico dos Trapalhões” conheceu o roteiro da série “Raízes Memórias de Um Povo” da produtora Sicom Filmes Produções.

    Tendler recebeu nesta sexta-feira (12) em sua residência na Avenida Atlântica, Copacabana, os diretores da Sicom Filmes, produtora sediada em Maricá, Paulo Celestino (Presidente) e Gilson Barcellos (Comunicação). O cineasta ficou entusiasmado com o roteiro de “Raízes Memórias de Um Povo”, disse que o episódio onde Dom Pedro I chega em Maricá em 1822 é um resgate histórico para a cidade.

    O encontro que seria de 15 minutos acabou sendo de quase duas horas devido ao interesse do cineasta pelo documentário da produtora de Maricá

    Dom Pedro I, herdeiro da dinastia Bragança, renunciou ao seu direito de ocupar o trono português para assumir o império brasileiro. A pressão sobre dom João VI obrigou o rei a afastar Dom Pedro I dos assuntos do governo, o que marcou o envolvimento do príncipe que levou à independência do Brasil.

    O filme revela trilhas e estradas por onde passou Charles Darwin. A perplexidade diante do suicídio de escravos e o encantamento com a biodiversidade da região foram conclusões inseridas na Teoria sobre a Evolução das Espécies.

    Raízes – Memórias de um Povo” é uma série documental de ficção com oito episódios que visa não apenas contar a história do Brasil, mas dar vida a personagens, acontecimentos e momentos decisivos que moldaram uma nação. Ao deslizar pelas águas da Baía de Guanabara, o Rio de Janeiro se torna protagonista, oferecendo uma perspectiva profunda e carregada de emoção do Brasil, desde suas origens até os dias atuais.

    As filmagens de “Raízes Memórias de Um Povo” terão início no segundo semestre de 2025”, disse o diretor-presidente da Sicom Filmes, Paulo Celestino acrescentado que um capítulo será dedicado a Maricá, cidade marcante na história do Brasil com a presença de Dom Pedro I.

    No encontro, Gilson Barcellos e Silvio Tendler relembraram os anos de chumbo. Gilson, iniciando a carreira de jornalista e Tendler, a de cineasta que o tornou conhecido no Brasil e exterior

    Silvio Tendler:

    “Quado fiquei tetraplégico, negociei com Deus. Não me tira nem a palavra nem a razão, pedi. E o resto em me viro”, diz Tendler que há mais de uma década convive com uma neuropatia diabética, condição que causa danos aos nervos.

    Aos 73 anos, Silvio Tendler contabiliza em seu currículo mais de 80 documentários produzidos ao longo da carreira. Além de filmar muito, o cineasta também sabe aproveitar o momento político. Na trilha da redemocratização ele lançou em 1980, “Os Anos JK”. Em 1984, em pleno movimento das Diretas Já, entrou em cartaz “Jango”, sobre a trajetória do ex-presidente João Goulart. Recentemente, lançou “O Futuro É Nosso”, que trata da história do movimento sindical e do desmantelamento das leis trabalhistas no país em anos recentes.

    Na edição de janeiro dos Jornais GBNEWS e Gazeta Fluminense uma entrevista completa com o cineasta Silvio Tendler. Quem não tiver acesso aos impressos poderá ler a entrevista que será publicada nos jornais em formato digital nos sites gbnews.com.br e https://gazeta24horasrio.com.br/

    spot_imgspot_img
    Gessynéa Carvalho
    Gessynéa Carvalhohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter Fotográfica, Correspondente Internacional, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar informações de cunho jornalístico que melhor atenda objetivos editorial do site Gazeta 24 Horas Rio! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.