Testemunhas identificaram dois dos quatro criminosos responsáveis pelo sequestro de um adolescente de 16 anos em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O jovem foi visto pela última vez no domingo (14), enquanto soltava pipa com amigos nas proximidades da estação de trem do bairro. A região enfrentou três casos de sequestro em 10 dias, nas proximidades da favela do Quitungo, e a suspeita da Polícia Civil é que o mesmo grupo criminoso da comunidade esteja envolvido nos desaparecimentos.
Além do adolescente, também foram vítimas de sequestro o entregador Wagner Motta Neves, de 33 anos, em 4 de janeiro, e Wagner Santana Vieira, de 36 anos, em 8 do mesmo mês, enquanto visitava familiares no bairro. No último dia 10, o corpo do segundo foi encontrado por policiais militares às margens de um rio, na localidade do Cantinho da Ponte, na Cidade dos Meninos, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A identificação da vítima foi confirmada nesta terça-feira (16).
Os sequestros estão sendo investigados pela 38ª DP (Brás de Pina), e segundo o delegado titular, Flávio Rodrigues, a principal linha de investigação sugere que as vítimas foram levadas pelos criminosos devido a um acerto de contas entre grupos criminosos, uma vez que moravam ou tinham ligação com o tráfico de drogas em favelas dominadas por facções rivais. Contudo, não há confirmação de envolvimento delas com o crime organizado. Atualmente, a comunidade do Quitungo é controlada pelo Comando Vermelho.
Procurada, a Polícia Militar informou que o policiamento na região onde os sequestros ocorreram segue normal. Na tarde de ontem, moradores do Complexo de Israel, também na Zona Norte do Rio, realizaram um protesto em Vigário Geral pelo desaparecimento do adolescente. Familiares e amigos da vítima levaram cartazes com fotos e exigiram justiça na Rua Bulhões Maciel. Um vídeo obtido pelo DIA mostra o momento em que o jovem é sequestrado por criminosos, próximo à estação de trem.
As imagens revelam bandidos armados aproximando-se em motocicletas e cercando o adolescente, que estaria soltando pipa com amigos. Em seguida, ele é forçado a descer as escadas da estação e a subir na garupa de um dos veículos usados pelos criminosos. Enquanto um homem dirige, outro sequestrador segura o pescoço da vítima e aponta uma arma na altura de sua cintura. Confira abaixo.
Adolescente de 16 anos foi levado por criminosos armados na estação Brás de Pina
Crédito: Reprodução#ODia pic.twitter.com/Hblz5d6omz
— Jornal O Dia (@jornalodia) January 16, 2024