A Prefeitura de Maricá está com todas as equipes de pronta-resposta mobilizadas para reduzir os impactos das chuvas na cidade. Até o momento, quatro famílias de Itaipuaçu, que tiveram a casa alagada, foram atendidas pelas equipes e levadas para o ponto de apoio no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, no mesmo bairro. O prefeito Fabiano Horta está em alerta e orienta os trabalhos na cidade.
O município entrou em Estágio de Atenção às 6h30 desta sexta-feira (19/01) devido aos registros de chuva moderada a forte em diversos pontos, ocasionados por áreas de instabilidade que se deslocam na região sudeste.
De acordo com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Itaipuaçu foi bairro que registrou o maior índice pluviométrico, até o momento, com 63,05 mm de chuva nas últimas 24 horas. Há registros de chuva também em Inoã (5,90mm), Centro (5,71mm) e Espraiado (4,13mm).
O secretário de Proteção e Defesa Civil de Maricá, Fabrício Bittencourt, fez um alerta à população devido à previsão de pancadas de chuva isoladas de intensidade moderada a forte nesta sexta-feira e um acumulado maior de chuva previsto para sábado e domingo, que pode atingir 150 milímetros.
“A chuva pode ser intensa, por isso pedimos que a população esteja atenta e tome as precauções necessárias para garantir a segurança de suas famílias. Fiquem atentos às orientações de Defesa Civil, mantenham-se informados pelos meios oficiais da prefeitura e, em caso de emergência, acione a Defesa Civil”, disse o secretário.
Estrutura e monitoramento da cidade
O Centro de Operações de Maricá e a Secretaria de Proteção e Defesa Civil seguem fazendo o monitoramento 24 horas de toda a cidade e a integração com os demais órgãos do município.
Ao todo, 120 agentes da Defesa Civil estão prontos para entrar em ação em caso de ocorrências, seis embarcações, três motores de poupa e nove picapes 4×4. O serviço de meteorologia também funciona 24 horas realizando os informes e boletins, podendo fazer a mudança de estágio a qualquer momento. Além disso, três ônibus estão disponíveis para auxiliar as equipes da Defesa Civil em Itaipuaçu, bairro do Vale da Figueira e na região central.
Em caso de emergência, as equipes da Defesa Civil podem ser acionadas 24h pelo telefone whatsapp (21) 98294-3235.