Foto: Divulgação.
Após um merecido período de férias escolares, mais de 30 mil alunos que integram a rede municipal de ensino em Maricá estão prestes a retomar suas atividades a partir do dia 6 de fevereiro. Vale ressaltar que, em virtude do Carnaval, não haverá aulas nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro. Além disso, a possibilidade de decretar ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro ainda está sob análise do prefeito Fabiano Horta.
Expansão da Infraestrutura Educacional
O cenário educacional do município ganha novos capítulos com a entrega das creches, cujas obras tiveram início em outubro de 2022. Segundo informações da Prefeitura de Maricá ao Maricá Info, a partir de fevereiro, as novas creches começarão a operar. Em setembro do ano passado, a cidade já havia inaugurado o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Luciana Peixoto de Oliveira Vianna, conhecida como Tia Lu, na Rua Babaçu, s/n, entre as ruas Begônia e Bétula, no Condado.
A Tia Lu oferece um total de 83 vagas, distribuídas entre berçário, Maternal I (2 anos) e Maternal II (3 anos). Essa inauguração marca apenas o início, pois ao todo, seis novas creches estão em construção. Até junho de 2024, serão abertas 10 unidades infantis, totalizando 2.400 novas vagas na educação infantil para crianças de quatro meses até cinco anos de idade. Cada unidade comporta 240 alunos, fortalecendo o compromisso municipal com a qualidade e acessibilidade na educação.
Atenção à Demanda Crescente
O aumento acelerado da população, que passou de 127 mil habitantes em 2010 para 197 mil em 2022, impõe desafios e demanda ações estratégicas. A Secretaria de Educação está respondendo à alta demanda construindo novas escolas, especialmente em áreas como Marine e Pindobas, onde já existem unidades, mas a capacidade atual não é mais suficiente para atender a todos os alunos.
Nesse contexto de crescimento constante, Maricá busca não apenas suprir as necessidades imediatas, mas também garantir que o acesso à educação seja um direito assegurado a todos os moradores. O investimento na expansão da infraestrutura educacional é um reflexo do comprometimento da administração municipal em oferecer uma educação de qualidade, alinhada ao desenvolvimento sustentável e inclusivo da comunidade.