Defesa Civil de Maricá oferece melhor preparação para enfrentar enchentes/Foto: Divulgação.
Diante das recentes chuvas intensas que assolaram Maricá, resultando em enchentes e ocorrências de quedas de árvores, a Prefeitura do município anuncia uma iniciativa vital: o Curso de Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico. Esta colaboração entre a administração municipal e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) está programada para ocorrer entre os dias 19 e 22 de março, com as aulas realizadas na Escola Municipal de Administração de Maricá (EMAR). As inscrições já estão abertas, e os interessados têm até o dia 18 de fevereiro para efetuar a pré-inscrição.
A confirmação dos selecionados será divulgada na página da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá em 20 de fevereiro. O local das aulas será na EMAR, situada na Rua Álvares de Castro 538, Centro, em frente ao prédio dos Serviços Integrados Municipais.
Este curso é destinado exclusivamente a profissionais de qualquer município que atuam nas áreas técnica e operacional dos órgãos de proteção e defesa civil, além das ações voltadas para a redução do risco de desastres geológicos locais.
O principal objetivo é fornecer conceitos, critérios e metodologias relacionadas ao diagnóstico, mapeamento e planejamento de intervenções, visando à prevenção de desastres socioambientais, como deslizamentos, quedas de blocos e lascas, rolamentos, corridas de detritos, entre outros.
Os resultados esperados incluem aprimoramento dos sistemas de avaliação e mapeamento de riscos, previsão e alerta, bem como o planejamento urbano para gestão do risco de desastres. Serão disponibilizadas 40 vagas, e os interessados podem efetuar a inscrição preenchendo o formulário disponível no link fixado no perfil do Instagram.
Os candidatos precisam estar vinculados aos órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), conforme artigo 10 da Lei Federal nº 12.608/2012. Para esclarecimentos adicionais, a coordenação do curso está disponível por meio do e-mail: [email protected]. Não perca a oportunidade de contribuir para uma gestão mais eficiente e segura diante dos desafios geológicos que afetam a região.