24.9 C
Maricá
sábado, fevereiro 1, 2025
More
    InícioDireitos HumanosPrefeitura prossegue com conscientização de moradores da região do Taboal, em Itaipuaçu

    Prefeitura prossegue com conscientização de moradores da região do Taboal, em Itaipuaçu

    Data:

    Últimas Notícias

    Hospital Ernesto Che Guevara inicia cirurgias bariátricas em Maricá

    A Secretaria de Saúde, deu um passo importante na...

    Fim de semana em Maricá terá calor e chance de chuva

    A Defesa Civil de Maricá prevê temperaturas elevadas para...

    Estréia da Coluna Resultados Humanos

    Resultados Humanos... Por Altamir Lopes Confira o vídeo de lançamento da...

    Padrasto é preso por morte de bebê de 11 meses no Rio

    Na noite de quarta-feira (29), a Polícia Civil prendeu...
    Agentes percorreram área residencial da localidade e distribuem folhetos informativos aos moradores da região. Foto: Marcos Fabrício.

    A Prefeitura de Maricá, por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated), em parceria com a Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, prosseguiu na manhã desta terça-feira (30/01) o trabalho de conscientização sobre a importância da preservação da área conhecida como ‘Taboal’. Com apoio de equipes do Comitê de Defesa dos Bairros, que passaram por um treinamento, agentes percorreram a área residencial da localidade e distribuíram folhetos informativos aos moradores da região reafirmando a necessidade da preservação ambiental.

    A área de interesse fica localizada entre o Barroco e o loteamento Morada das Águias, em Itaipuaçu, e tem cerca de 700 mil metros quadrados onde predomina a vegetação chamada de ‘taboa’, que tem por característica absorver, de forma natural, os alagamentos causados por fortes chuvas. O local é parte da zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

    O taboal é uma vegetação que atua na recarga do lençol freático, permitindo a infiltração da água no solo e o aterramento impede a capacidade de absorção e aumenta o risco de enchentes. Há um parecer do Inea, datado de 2014, segundo o qual a região é classificada como uma área de preservação.

    De acordo com o subsecretário de urbanismo de Maricá, Bruno Marins, há um ano uma portaria (n° 001/2023) proíbe a emissão de alvarás para construções de imóveis na localidade. O órgão suspendeu, à época, todas as autorizações para atividades ambientais e construtivas nessa região, diante das consequências negativas que elas podem causar. Ainda segundo ele, o objetivo é transformar a área em uma unidade de conservação.

    “Se houver construções ali, como querem esses grupos, toda essa região do Barroco passaria a ter risco de enchentes, numa chuva mais extrema, o que está se tornando cada vez mais comum com as recentes mudanças climáticas”, afirmou o subsecretário.

    Ao perceber irregularidades, o morador deve entrar em contato com a Secretaria de Urbanismo pelos telefones: 3731-9777 e 97259-9213. Também pode ser utilizado o número do Disque Denúncia: 2253-1177.

    Por que o Taboal é importante?

    • Absorve metais pesados e reduz a contaminação bacteriana
    • Fornece alimento e abrigo uma ampla variedade de animais, incluindo insetos, aves, anfíbios, roedores, répteis e peixes
    • Ajuda na penetração da água no solo
    • Ajuda a manter a integridade do solo

    Como preservar?

    • Não construa
    • Não remova a vegetação
    • Conscientize os vizinhos
    • Preserve

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui