Bope atua no Complexo da Penha desde o fim da madrugada desta quarta-feira. Foto: Reprodução/Redes Sociais
PMs atuam para prender bandidos que planejam ataques na Zona Oeste. Moradores relatam intenso confronto na região
Uma operação da Polícia Militar no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, tem como alvo a guerra entre criminosos rivais pelo controle de territórios. Desde o fim da madrugada desta quarta-feira (31), equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) atuam para localizar e prender bandidos que planejam ataques em comunidades da Zona Oeste. Há relatos de intenso confronto na região desde às 5h30.
De acordo com a PM, dados do serviço de inteligência da corporação apontam que o grupo criminoso que atua no Complexo da Penha busca expandir sua área de atuação até as localidades da Gardênia Azul, Muzema, Rio das Pedras e Morro do Banco, na Zona Oeste. Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver viaturas do Bope seguindo para comunidade e uma coluna de fumaça na Vila Cruzeiro, de barricadas incendiadas para dificultar o acesso dos policiais militares. Confira abaixo.
OPERAÇÃO POLICIAL NO COMPLEXO DA PENHA pic.twitter.com/w5SxuMsaG3
— O povo de sepetiba (@opovodesepetiba) January 31, 2024
MUITOS TIROS NO COMPLEXO DA PENHA pic.twitter.com/WFgJWVqPcE
— Penha News RJ 2.0 (@PenhaNewsRJ) January 31, 2024
COMPLEXO DA PENHA
Operação na região!!! pic.twitter.com/tdsrF0WbSm
— Penha News RJ 2.0 (@PenhaNewsRJ) January 31, 2024
Ao vivo
Bom dia ,,
Operação da BOPE agora no complexo da Penha
Clima tenso 😰 na região #BDRJ @FogoCruzadoRJ @RJ_OTT #Penha @CrimesReais @transitorj @AlertaRio24hrs pic.twitter.com/G4d2carhEg
— Verdade nua e crua #BBB24 (@lfsdogogo) January 31, 2024
Os policiais militares utilizam retroescavadeiras para remover barricadas em chamas colocadas em diversos pontos da favela e, até o momento, não há registro de prisões ou apreensões. Por conta da operação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que as Clínicas da Família Zilda Arns, Valter Felisbino de Souza e Aloysio Augusto Novis suspenderam as atividades externas realizadas no território, como visitas domiciliares, mas o atendimento à população nas unidades foi mantido.
Estamos retirando as barricadas colocadas por criminosos no interior do Complexo da Penha, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Nossa tropa avança no terreno. pic.twitter.com/0glgJmu7Pr
— @pmerj (@PMERJ) January 31, 2024
Há mais de um ano, as comunidades das zonas Oeste e Norte vivem uma guerra entre criminosos rivais. Sob forte influência de milicianos, as favelas têm sido palco de invasões do Comando Vermelho, que pretende expandir pontos de venda de drogas pelo Rio. Recentemente, integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP) se juntaram com os paramilitares para expulsar bandidos da outra facção, que conseguiram invadir partes desses locais. A disputa acontece pelos Morros do Fubá e do Campinho, Muzema, Rio das Pedras, Complexo da Covanca, além da Gardênia Azul, Praça Seca e a Cidade de Deus.
Na madrugada de terça-feira (30), a PM prendeu sete criminosos armados da Vila Cruzeiro que pretendiam invadir a Gardênia Azul, em dois automóveis na Linha Amarela, na altura da Freguesia, na Zona Oeste. Na ação, foram apreendidos quatro pistolas calibre 9mm, 160 munições do mesmo calibre, seis granadas, três telefones celulares, roupas camufladas e os carros. Desde a última sexta-feira (25), a região vem sofrendo com confrontos constantes entre traficantes e milicianos, que deixaram pelo menos dois mortos, um ferido e veículos incendiados.
Cidade de Deus
Nesta quarta-feira (31), o 18° BPM (Jacarepaguá) realiza uma operação na Cidade de Deus, também para reprimir a movimentação de criminosos envolvidos em disputas de territórios no Rio das Pedras e Gardênia Azul. Há relatos de confronto desde às 4h na comunidade. Por conta da ação, o Centro Municipal de Saúde Hamilton Land e a Clínica da Família Lourival Francisco de Oliveira mantêm o atendimento à população, mas as atividades externas, como as visitas domiciliares, estão suspensas.
Fonte: O DIA