Nesta terça-feira (30), agentes da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Nova Friburgo efetuaram a prisão em flagrante de dois homens por infrações à Lei Maria da Penha, na Região Serrana do Rio. Um dos suspeitos ameaçou a ex-companheira com violência, enquanto o outro desrespeitou uma medida protetiva imposta, proferindo insultos à vítima. As detenções ocorreram em decorrência da atuação da Deam local.
Segundo informações da especializada, uma vítima compareceu à delegacia pela manhã para relatar um desentendimento com seu ex-parceiro, um jovem de 22 anos, que, movido por ciúmes, confiscou o celular da mulher. No período da tarde, o suspeito passou a enviar mensagens ameaçadoras à vítima por meio do telefone de uma amiga, dirigindo-se à ex-companheira e prometendo causar-lhe danos se ela tentasse recuperar o celular. Em seguida, ameaçou que não a deixaria em paz, chegando a mencionar a possibilidade de causar-lhe danos mortais.
Após proferir as ameaças, o jovem dirigiu-se à residência da mulher, sendo impedido de entrar. Diante disso, quebrou o celular da vítima. Os detalhes do incidente foram comunicados à Deam, que prontamente se dirigiu ao endereço do suspeito e efetuou sua prisão em flagrante pelos crimes de dano e ameaça.
A segunda prisão envolveu um homem de 24 anos, autuado em flagrante por descumprir uma medida protetiva e pelo crime de injúria. A vítima compareceu à delegacia, informando que, mesmo com uma decisão judicial que determinava seu afastamento e proibia o contato com a mulher, o suspeito persistia em tentar se comunicar com a ex-companheira. Utilizando o telefone celular da mãe, enviou diversas mensagens de texto, contendo xingamentos e comentários humilhantes em relação à vítima. Diante dos fatos, uma equipe deslocou-se até a residência do homem, realizando sua prisão.