Foto: Clarildo Menezes
A Secretaria de Defesa do Consumidor de Maricá descartou 2.367Kg de alimentos impróprios para o consumo em ações de fiscalização realizadas ao longo do ano de 2023. As equipes do Procon-Maricá realizaram 267 ações de inspeção e 1.559 atendimentos a população.
Diversas ações foram promovidas nos últimos doze meses para atendimento de denúncias. Também foram aplicadas sanções, dentre essas, uma multa de R$ 1.238.208,00 direcionada em dezembro contra a concessionária de energia elétrica Enel, após a empresa deixar centenas de moradores maricaenses sem luz durante toda a véspera e a noite de Natal.
A Secretaria durante o ano também promoveu o projeto “Procon Mirim: Educação Financeira para Crianças e Jovens”, que formou 2.391 crianças em dez escolas do município, além de capacitar mais de 770 pessoas e realizar mais de 11 palestras. Ao todo, foram realizadas 321 mediações (processo voluntário), onde obteve 190 acordos.
“A Secretaria de Defesa do Consumidor teve um ano de 2023 marcado por grandes projetos. Muitos destes inovadores e referência em âmbito nacional. Estamos sempre com um único objetivo: atender e proteger os direitos dos consumidores maricaenses”, disse o secretário Felipe Paiva.
O secretário também destacou a campanha “alimento vencido pode levar à morte”, que fiscaliza as mercadorias em mercados e pontos de vendas. “Dentre nossos inúmeros projetos, destaco nossa campanha “alimento vencido pode levar à morte”, onde por meio das fiscalizações nos supermercados salvamos vidas, descartando alimentos vencidos e improprios para o consumo”. Em 2024, enquanto estiver à frente desta pasta, continuaremos com nosso trabalho, que transcende a política pública em nossa cidade e transforma vidas!”, concluiu.