19.9 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioDestaque NewsRio decreta estado de emergência por causa da dengue

    Rio decreta estado de emergência por causa da dengue

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...
    Prefeito Eduardo Paes e o secretário de saúde, Daniel Soranz, apresentam o cenário epidemiológico da dengue e ações para combater à doença no Rio de Janeiro, nesta sexta feira (02). Foto: Cleber Mendes/Agência O Dia

    Primeiro polo de atendimento para pacientes com a doença será inaugurado nesta segunda (5) na Zona Oeste

    A prefeitura instituiu, nesta segunda-feira (5), estado de emergência de saúde pública no Rio por conta da dengue. A decisão foi publicada no Diário Oficial do município. Na última sexta-feira (2), foi decretado epidemia da doença, com mais de 11 mil casos confirmados e recorde de internação. O primeiro polo de atendimento para pacientes com dengue foi inaugurado no Centro Municipal de Saúde Raphael de Paula Souza, em Curicica, na Zona Oeste.

    Ao todo estão previstos dez polos, em todas as regiões da cidade, que serão abertos gradativamente. Além disso, os 150 pontos de hidratação que já tinham sido estruturados para as ondas de calor, agora serão utilizados para tratar pacientes com dengue.

    Um plano de contingência foi criado para o enfrentamento da epidemia. O planejamento prevê uma série de medidas para a assistência da população e o combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Entre as estratégias estão a criação do Centro de Operações de Emergência (COE-Dengue), a abertura dos dez polos de atendimento, a dedicação de leitos a pacientes com dengue nos hospitais da rede municipal, o uso de carros fumacê nas regiões com maior incidência de casos e a entrada compulsória em imóveis fechados e abandonados.

    Neste início de ano, o município já registra mais de 11 mil casos da dengue, com uma taxa de incidência de 160,68 por 100 mil habitantes. Durante todo o ano de 2023, foram 22.959 casos. Já o número de internações bateu recorde no primeiro mês do ano, com 362 pacientes hospitalizados no município.

    Vacinação

    O público-alvo da vacinação no município do Rio de Janeiro serão os pré-adolescentes, entre 10 e 14 anos, que totalizam 354 mil cariocas. De acordo com a Prefeitura, as Clínicas da Família e Centros Municipais estão preparados para a campanha e aguardam liberação da Anvisa para iniciar a ação.

    O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar todo o público-alvo em até sete dias.

    Fonte: O DIA

    spot_imgspot_img

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui