Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Gated demole mais oito imóveis na Mumbuca

Foto: Anselmo Mourão

Todas as famílias que ali viviam já haviam sido reassentadas e recebem aluguel social

A Prefeitura de Maricá, por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (GATED), retornou nesta quarta-feira (07/02) às margens do rio Mumbuca, no bairro de mesmo nome, para retirar mais oito imóveis irregulares do trecho da Rua Rinalda Rodrigues da Silva. As ações iniciaram em julho de 2023, atendendo a um inquérito do Ministério Público Estadual, que solicitou a retirada dos imóveis.

O objetivo é a interligação com a Rua 22 de Novembro, que fica ao lado e cujo trecho marginal também será beneficiado com as melhorias a serem feitas, como o enrocamento de pedras que será colocado na margem, assim como foi feito entre os bairros Pedreiras e Parque da Cidade.

Todas as famílias que ali viviam já haviam sido reassentadas e recebem aluguel social. As que ocupam outros imóveis, que ainda estão no local, estão sendo cadastradas pela Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, também para serem realocadas por meio do mesmo benefício.

Fiscalizações do Gated

 Esta foi a quarta ação executada em 2024 pelo Gated, que realiza reuniões de planejamento a cada 20 dias para executar com eficácia as operações. Para evitar construções irregulares e em áreas públicas, a Prefeitura de Maricá vem intensificando desde 2022 as ações do grupo, criado em 30 de novembro de 2021 por meio do decreto municipal nº 777.

O Gated é formado pelas secretarias de Urbanismo, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Trânsito, Comunicação Social, Habitação e Assentamentos Humanos, Cidade Sustentável e Assistência Social; pela Procuradoria Geral do Município; pela autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar); e pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). As denúncias de irregularidades podem ser enviadas por meio dos telefones/WhatsApp 96812-2421 (núcleo Centro) e 97259-9213 (núcleo Itaipuaçu).

Sair da versão mobile