Há pelo menos três semanas, segundo relatos de moradores, um buraco na calçada da Estrada Ademar Bebiano, no Engenho da Rainha, Zona Norte, está gerando preocupação entre os transeuntes da região. Além do risco iminente de acidentes, o acúmulo de água parada, devido às chuvas frequentes, está transformando o local em um potencial foco de proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Segundo os moradores, o buraco surgiu devido a um vazamento de água que persistiu durante vários dias. Embora a Águas do Rio, a concessionária responsável pelo abastecimento e saneamento na cidade, tenha realizado reparos no local, o buraco permanece aberto mesmo após a conclusão dos serviços. A área está isolada e coberta de entulho remanescente da intervenção.
Além de representar um obstáculo para os pedestres, a cratera acumula água das chuvas e detritos, criando um ambiente propício para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue. Vale ressaltar que o estado do Rio de Janeiro enfrenta uma epidemia de dengue, com mais de 40 mil casos prováveis da doença e duas mortes registradas apenas nos primeiros 45 dias do ano, na capital.
Questionada pelo DIA, a Águas do Rio afirmou que enviará uma equipe ao local ainda nesta sexta-feira (16) para realizar a pavimentação do espaço e efetuar o fechamento do buraco. Contudo, a empresa não esclareceu os problemas relatados pelos moradores nem detalhou os serviços realizados anteriormente na área.
Por sua vez, a Secretaria Municipal de Conservação afirmou que a responsabilidade pela obra é da Águas do Rio e que enviará uma equipe para vistoriar o local ainda hoje. O órgão também declarou que notificará a concessionária para que finalize o serviço de reparo.