22.4 C
Maricá
segunda-feira, maio 19, 2025
More
    InícioColunistaRecrutamento e Seleção: A hora de pedir para entrar!

    Recrutamento e Seleção: A hora de pedir para entrar!

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá promove “Jogos para Todos” no CEU da Mumbuca

    Dinâmicas com esportes adaptados estimulam pensamento crítico dos estudantes...

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...

    Por Altamir Lopes

    Com o Diploma e o currículo nas mãos, é chegada a hora de enfrentar o Recrutamento e seleção, na esperança de conquistar o tão sonhado emprego! Sendo apenas mais um dos processos que a vida hodierna lhe impõe, esse momento recorrente na vida dos profissionais é pouco falado e discutido nas grades curriculares das escolas, entretanto é parte fundamental da carreira de qualquer trabalhador. E para os que estão do outro lado da mesa – ou seja, os recrutadores – é hora de passar por um sofrimento diametralmente oposto, mas tão intenso quanto o dos recrutas. A notícia boa é que em ambos os casos, poderão usufruir muito aprendizado e experiências positivas quando todo o processo de Recrutamento e Seleção (R&S) é feito de forma profissional e humanizada. Vamos lá?

     

    Recrutamento e Seleção: dicas para os dois lados da mesa

    Vamos começar lembrando que ter atitude profissional no que se propõe a realizar envolve mais do que seguir simples regras… envolve entender os princípios de atuação corporativa. E no R&S não é diferente. Por isso, recrutadores que intimidam os candidatos, fazem perguntas íntimas que não lhe dizem respeito, são desorganizados, mal informados sobre a vaga e, o pior de tudo: São arrogantes – estão se candidatando também ao cargo dos “sem noção” do RH e transmitindo uma péssima impressão da empresa para o candidato. Cuidado, Sr. Recrutador: Você e sua empresa também estão sendo avaliados.

    É claro que o recrutador deverá ser gentil, hospitaleiro, seguro e claro na sua relação com os candidatos. Também deve ser organizado, muito observador e, acima de tudo, respeitoso. Deve entender bem a missão da empresa e compreender a seriedade da sua função e a da vaga que está sendo oferecida. O ideal seria, ainda, que ele se preocupasse em ensinar algo positivo aos candidatos, dando feedback constante. E, atenção, senhor candidato: Você não precisa cobrar do recrutador essas atitudes e postura, mas desejará observar se ele as possui.

     

    As próximas dicas valem ouro… ou seu futuro emprego

    O candidato precisa compreender profundamente que está, quer queira ou não, numa competição – inclusive com ele mesmo. Não repita os mesmos erros que cometera em processos anteriores. No dia do processo de R&S, leve sempre o seu Currículo, mesmo que já o tenha entregado antes por meio eletrônico ou impresso e vista-se de acordo com o padrão da empresa. Outra coisa importante: Estude o máximo que puder a respeito da empresa para a qual está se candidatando. Alô, Recrutador: Você sabe que tem que observar tudo isso no candidato, não é?

    Dizem que a primeira impressão é a que fica. Pode ser que sim. Mas se for uma impressão ela não somente ficará, como te seguirá por muito tempo. E ainda não faltarão os que farão a propaganda da sua atuação para todo mundo! Portanto, nada melhor do que se preparar bem para a entrevista.

     

    O ponto focal do Recrutamento e Seleção

    O seu recrutador analisará especialmente duas coisas (entre outras dezenas) nos candidatos: A expertise técnica na função pretendida e a habilidade em lidar com outras pessoas. Portanto, se o recruta pretende dar um tiro, ou melhor, uma rajada de metralhadora no seu próprio pezinho, basta mentir sobre o que realmente sabe enquanto profissional e/ou ser bem arrogante (ou, ao contrário: introspectivo) no dia do R&S. Com certeza, esse candidato não precisará mais gastar dinheiro com transporte para se locomover até o mesmo local!

    E para concluir, é claro que ser autêntico e original conta muito – e isso vale para o recrutador e para o recruta. Mas é óbvio que saber temperar sua sinceridade com o respeito e gentileza transmitirá melhor quem vocês realmente são. Recrutador e Recruta, lembrem-se: O recrutamento e seleção não terminam ali, naquela única fase. Mesmo depois da admissão, todo dia é dia de reafirmar sua posição dentro de uma empresa, portanto procurem praticar as dicas desse artigo diariamente!

    BÔNUS: Quer conhecer um erro FATAL no relacionamento corporativo? Assista o vídeo:

     

     

     

     

     

     

    Crédito da imagem: Imagem de Carla Bosteder por Pixabay em https://pixabay.com/pt/illustrations/ai-gerado-mulher-o-neg%C3%B3cio-8518043/

     

    spot_imgspot_img
    Altamir Lopes
    Altamir Lopeshttps://gazeta24horasrio.com.br/
    Graduado em Gestão de Negócios MBA em Gestão de Recursos Humanos Licenciado em Pedagogia e Pós-graduando em Neuropsicopedagogia. Formação técnica em Desenho de propaganda, formado pelo SENAC RJ. Formação Profissional em Terapias Integrativas, com foco em Reflexoterapia, Quiropraxia e outras técnicas holísticas. Professor, Orientador Educacional e de Carreira, Palestrante, Instrutor de cursos gerenciais e Técnicos. Gestor de Negócios e de RH, credenciado pelo CRA-RJ. Terapeuta Integrativo credenciado pela ABRATH. Colunista nas áreas de Gestão, Arte, Educação e Saúde Integrativa. Escrevo artigos com temas relacionados com a Gestão, Arte, Educação e Saúde com foco reflexivo e buscando sempre bases confiáveis e reais.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.