23.7 C
Maricá
quarta-feira, outubro 30, 2024
More
    InícioColunistaRecrutamento e Seleção: A hora de pedir para entrar!

    Recrutamento e Seleção: A hora de pedir para entrar!

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    Seminário em Maricá debate o impacto da economia na classe trabalhadora

    Seminário gratuito sobre economia acontece em Maricá Por meio da...

    Por Altamir Lopes

    Com o Diploma e o currículo nas mãos, é chegada a hora de enfrentar o Recrutamento e seleção, na esperança de conquistar o tão sonhado emprego! Sendo apenas mais um dos processos que a vida hodierna lhe impõe, esse momento recorrente na vida dos profissionais é pouco falado e discutido nas grades curriculares das escolas, entretanto é parte fundamental da carreira de qualquer trabalhador. E para os que estão do outro lado da mesa – ou seja, os recrutadores – é hora de passar por um sofrimento diametralmente oposto, mas tão intenso quanto o dos recrutas. A notícia boa é que em ambos os casos, poderão usufruir muito aprendizado e experiências positivas quando todo o processo de Recrutamento e Seleção (R&S) é feito de forma profissional e humanizada. Vamos lá?

     

    Recrutamento e Seleção: dicas para os dois lados da mesa

    Vamos começar lembrando que ter atitude profissional no que se propõe a realizar envolve mais do que seguir simples regras… envolve entender os princípios de atuação corporativa. E no R&S não é diferente. Por isso, recrutadores que intimidam os candidatos, fazem perguntas íntimas que não lhe dizem respeito, são desorganizados, mal informados sobre a vaga e, o pior de tudo: São arrogantes – estão se candidatando também ao cargo dos “sem noção” do RH e transmitindo uma péssima impressão da empresa para o candidato. Cuidado, Sr. Recrutador: Você e sua empresa também estão sendo avaliados.

    É claro que o recrutador deverá ser gentil, hospitaleiro, seguro e claro na sua relação com os candidatos. Também deve ser organizado, muito observador e, acima de tudo, respeitoso. Deve entender bem a missão da empresa e compreender a seriedade da sua função e a da vaga que está sendo oferecida. O ideal seria, ainda, que ele se preocupasse em ensinar algo positivo aos candidatos, dando feedback constante. E, atenção, senhor candidato: Você não precisa cobrar do recrutador essas atitudes e postura, mas desejará observar se ele as possui.

     

    As próximas dicas valem ouro… ou seu futuro emprego

    O candidato precisa compreender profundamente que está, quer queira ou não, numa competição – inclusive com ele mesmo. Não repita os mesmos erros que cometera em processos anteriores. No dia do processo de R&S, leve sempre o seu Currículo, mesmo que já o tenha entregado antes por meio eletrônico ou impresso e vista-se de acordo com o padrão da empresa. Outra coisa importante: Estude o máximo que puder a respeito da empresa para a qual está se candidatando. Alô, Recrutador: Você sabe que tem que observar tudo isso no candidato, não é?

    Dizem que a primeira impressão é a que fica. Pode ser que sim. Mas se for uma impressão ela não somente ficará, como te seguirá por muito tempo. E ainda não faltarão os que farão a propaganda da sua atuação para todo mundo! Portanto, nada melhor do que se preparar bem para a entrevista.

     

    O ponto focal do Recrutamento e Seleção

    O seu recrutador analisará especialmente duas coisas (entre outras dezenas) nos candidatos: A expertise técnica na função pretendida e a habilidade em lidar com outras pessoas. Portanto, se o recruta pretende dar um tiro, ou melhor, uma rajada de metralhadora no seu próprio pezinho, basta mentir sobre o que realmente sabe enquanto profissional e/ou ser bem arrogante (ou, ao contrário: introspectivo) no dia do R&S. Com certeza, esse candidato não precisará mais gastar dinheiro com transporte para se locomover até o mesmo local!

    E para concluir, é claro que ser autêntico e original conta muito – e isso vale para o recrutador e para o recruta. Mas é óbvio que saber temperar sua sinceridade com o respeito e gentileza transmitirá melhor quem vocês realmente são. Recrutador e Recruta, lembrem-se: O recrutamento e seleção não terminam ali, naquela única fase. Mesmo depois da admissão, todo dia é dia de reafirmar sua posição dentro de uma empresa, portanto procurem praticar as dicas desse artigo diariamente!

    BÔNUS: Quer conhecer um erro FATAL no relacionamento corporativo? Assista o vídeo:

     

     

     

     

     

     

    Crédito da imagem: Imagem de Carla Bosteder por Pixabay em https://pixabay.com/pt/illustrations/ai-gerado-mulher-o-neg%C3%B3cio-8518043/

     

    spot_imgspot_img
    Altamir Lopes
    Altamir Lopeshttps://gazeta24horasrio.com.br/
    Graduado em Gestão de Negócios MBA em Gestão de Recursos Humanos Licenciado em Pedagogia e Pós-graduando em Neuropsicopedagogia. Formação técnica em Desenho de propaganda, formado pelo SENAC RJ. Formação Profissional em Terapias Integrativas, com foco em Reflexoterapia, Quiropraxia e outras técnicas holísticas. Professor, Orientador Educacional e de Carreira, Palestrante, Instrutor de cursos gerenciais e Técnicos. Gestor de Negócios e de RH, credenciado pelo CRA-RJ. Terapeuta Integrativo credenciado pela ABRATH. Colunista nas áreas de Gestão, Arte, Educação e Saúde Integrativa. Escrevo artigos com temas relacionados com a Gestão, Arte, Educação e Saúde com foco reflexivo e buscando sempre bases confiáveis e reais.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui