A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para Terceira Idade, promoveu na manhã desta segunda-feira (26/02) uma roda de conversa da campanha do fevereiro roxo com o tema “Se houver cura, que haja conforto”. O objetivo foi conscientizar a população sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença de Alzheimer. A ação, que aconteceu na Casa do Idoso, no Centro, reuniu mais de 20 alunos e foi ministrada pelo psicólogo da unidade Alexsandro Flores.
O psicólogo apresentou os principais sinais da doença e dinâmicas para auxiliar na prevenção e tratamento da doença, que não possui cura, mas pode ser retardado por meio de cuidados. Os participantes também puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências de conhecidos diagnosticados com o transtorno.
“É um tema que é bastante comum e que as pessoas ainda têm bastante dificuldade de entender, então precisamos intervir e investigar com mais precisão pra identificar e começar a tratar, para não ter o risco de piora no quadro desse paciente e o prognóstico do tratamento ser pior. Procuramos buscar a antecipação do diagnóstico o mais rápido possível para fazer com que a pessoa tenha autonomia e consiga ter qualidade de vida”, comentou Alexsandro Flores.
Para a aposentada Sônia Regina, de 77 anos, a roda de conversa é fundamental para instruir a população dos cuidados que devem ser tomados. “As pessoas precisam desse tipo de dinâmica para estar mais informadas sobre o tratamento dessas doenças. Perdi minha mãe por consequências do Alzheimer, e como existe a possibilidade de ser hereditária, estou sempre procurando me informar e me cuidar para manter minha saúde e autonomia”, completou a moradora do Centro.