Foto: Anselmo Mourão
Nos dias 5, 6 e 7 de março, a Cidade de Maricá receberá a visita de um grupo de 15 cicloturistas noruegueses, que estarão participando do circuito ciclístico criado no estado, a Rota Charles Darwin, que começa na região oceânica de Niterói e passa pela cidade de Maricá, com destino a Búzios. A agência de turismo Terra Brasilis intermedia a vinda do grupo.
A Rota é uma proposta cicloturística para ligar Rio/Niterói a Búzios por diferentes caminhos e com isso incrementar o fluxo e permanência de visitantes pelos municípios de Niterói, Maricá, Saquarema, Araruama, Iguaba, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios.
O cicloturismo é uma das atividades turísticas que mais cresce no mundo em razão da sustentabilidade, estimulando as cidades a desenvolverem a ciclomobilidade, incorporando a malha de ciclovias na atividade turística.
O Município de Maricá vem investindo fortemente na expansão da malha ciclística, além de ter criado a ciclorrota Charles Darwin no âmbito do município. Por consequência, esta iniciativa estimula a promoção de mais operações cicloturísticas na cidade.
Rota dos cicloturistas
Na terça-feira (05/03), o grupo sairá de Itaipu para Maricá pelo Caminho Darwin, para visitar a Fazenda Itaocaia. Após a visita, seguem pela Rota Charles Darwin via Orla de itaipuaçu, e atravessam a Restinga até a Barra, seguindo para Orla de Araçatiba para almoço no restaurante Bora Bora. Após almoço, o grupo se desloca de volta para a Barra e de lá para a Pousada Potiguar, onde pernoitam.
Na quarta-feira (06/03), os turistas saem da pousada em direção a Ponta Negra, seguindo pela RJ-118 até a RJ-106, para uma visita ao Espraiado, onde haverá um pic-nic. Retornam a Pousada Potiguar pela Estrada Antonio Callado.
Já na quinta-feira (07/03), o grupo deixa a pousada pela manhã em direção a Jaconé e Saquarema.