Foto: Gabriel Ferreira
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, promoveu na manhã desta sexta-feira (1º/03), a primeira edição do Circuito Ecológico em 2024, que teve como destino o Rio Ubatiba, no Silvado, o principal afluente da cidade. Ao todo, 25 pessoas inscritas participaram da ação que teve cerca de duas horas de duração (ida e volta), com ponto de encontro no final da linha E04 (Centro x Silvado) do ônibus Tarifa Zero, conhecido como “Vermelhinho”.
De lá, os trilheiros fizeram uma visita à Unidade de Conservação do Silvado, localizada na Área de Proteção Ambiental das Serras de Maricá (APASEMAR), que monitora a fauna e a flora da região, aonde a equipe local apresentou as coleções e projetos desenvolvidos pelo órgão. Administrado pela Secretaria de Cidade Sustentável, o espaço foi inaugurado em dezembro de 2021 e é base para atividades socioculturais e ambientais.
Após visita à sede da Unidade de Conservação, os participantes seguiram em uma caminhada leve pela antiga Estrada de Tropeiros até chegar ao Rio Ubatiba, passando por construções centenárias, onde pode ser visualizada a Pedra do Silvado, além de montanhas que cercam o local. No final da caminhada, os trilheiros puderam se banhar na “Biquinha do Ubatiba”, espaço seguro do rio e com águas calmas.
Para a coordenadora do circuito, Márcia Freitas, a atividade retorna esse ano com muitas expectativas. “O dia de hoje foi repleto de conversas e novas experiências, e o projeto retorna suas atividades contando com o reforço de 2 Condutores Ambientais certificados pelo INEA. Isso proporcionará um maior número de atividades este ano”, completou.
Emanuele Souza, de 29 anos, comentou que está muito ansiosa para as próximas edições. “Gostei muito dessa caminhada, que estou até fazendo propaganda, pretendo trazer amigos e familiares para conhecer. A iniciativa do projeto é maravilhosa”, citou.