22.1 C
Maricá
quarta-feira, outubro 30, 2024
More
    InícioDestaque da horaAvanço médico no Brasil: Tratamento pioneiro por técnica de crioablação com nitrogênio...

    Avanço médico no Brasil: Tratamento pioneiro por técnica de crioablação com nitrogênio líquido traz esperança a pacientes com câncer

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    A realização bem-sucedida de um método inovador para tratamento de câncer renal, utilizando a técnica de crioablação com nitrogênio líquido oferece uma nova esperança para pacientes oncológicos. O procedimento de ponta, ainda em fase de teste no país, ocorreu, experimentalmente, nesta semana, no Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio de Janeiro, e durou cerca de 3h.

    Conduzido pelos médicos José Hugo Mendes Luz, responsável pela área de Radiologista Intervencionista do INCA e Henrique Salas, Radiologista Intervencionista da mesma instituição, o procedimento minimamente invasivo destaca-se por sua abordagem pioneira, guiada por imagens de tomografia em tempo real. A inserção precisa de uma agulha que transporta o nitrogênio líquido até o tumor, a uma temperatura de -180°C, desencadeia o congelamento do tecido cancerígeno, preservando, ao mesmo tempo, o tecido saudável circundante.

    Dr. José Hugo Mendes Luz. Foto: Divulgação.

    “A crioablação prima pela sua eficácia, evitando cirurgias invasivas e reduzindo consideravelmente os efeitos colaterais, diferentemente das cirurgias tradicionais, que muitas vezes requerem longos períodos de recuperação. A crioablação promete uma melhora rápida, é feita sem cortes e sem a necessidade de pontos e internações”, pontuou o Dr. José Hugo.

    Sem cortes e pontos. Foto: Divulgação.

    A cirurgia foi realizada em uma paciente, de 65 anos, que já havia sido previamente submetida à remoção de um rim devido ao câncer. Com a reincidência da doença e a complexidade para tratar um novo tumor no rim restante, o método de crioablação foi escolhido. O ciclo de congelamento destruiu eficazmente o tecido tumoral, e após a destruição, o corpo gradualmente absorveu o tumor, conservando ao máximo a funcionalidade renal da paciente. A eficácia do tratamento foi avaliada através de uma nova imagem pós-procedimento, assegurando um controle rigoroso e uma avaliação precisa dos resultados.

    A KTR Medical, representante da IceCure no Brasil, empresa líder em tecnologia médica e responsável pelo equipamento no país, garante um método disruptivo, inovador e altamente eficaz para o tratamento de vários tipos de câncer.

    Caroline Aszmann e Bruno Lamenza. Foto: Divulgação.

    “O método de crioablação não é novo e existe há mais de uma década. No entanto, a tecnologia desenvolvida pela IceCure com nitrogênio líquido oferece soluções médicas inovadoras que não apenas elevam os padrões de tratamento, mas também proporcionam esperança renovada a pacientes que enfrentam desafios oncológicos”, disse Leandro Naifeld, diretor de operações da KTR Medical.

    A crioablação com nitrogênio líquido apesar de ainda estar em fase experimental no Brasil e não ser disponibilizada pelo SUS marca um novo momento para o tratamento do câncer, quando detectado na sua fase inicial. Ela surge como uma alternativa promissora no cenário médico brasileiro, oferecendo esperança diante de desafios oncológicos.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui