22.4 C
Maricá
segunda-feira, maio 19, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta RioRio começa a vacinar crianças de 12 anos contra dengue

    Rio começa a vacinar crianças de 12 anos contra dengue

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá promove “Jogos para Todos” no CEU da Mumbuca

    Dinâmicas com esportes adaptados estimulam pensamento crítico dos estudantes...

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...

    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a vacinação de crianças de 12 anos contra a dengue nesta segunda-feira (4), expandindo o alcance do imunizante já disponível para o grupo de 10 e 11 anos, que continuará sendo aplicado. Até o momento, o município do Rio confirmou dois óbitos, enquanto o estado registra 15 mortes e 92.517 casos prováveis da doença.

    Desde o início da campanha de vacinação, mais de 37 mil doses foram administradas na cidade, representando apenas 26% do público elegível. Dos 140 mil doses recebidas em 22 de fevereiro, menos de 20% foram utilizadas na primeira semana de campanha.

    A vacina está disponível em todas as 238 unidades de Atenção Primária do município, além do Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo, Zona Sul, e do Super Centro Carioca de Campo Grande, Zona Oeste, que segue o horário de funcionamento do centro comercial.

    Para receber a vacina, as crianças devem estar acompanhadas de um responsável e apresentar documento de identificação. O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de três meses. As datas para as demais faixas etárias serão anunciadas em breve pela SMS.

    O Ministério da Saúde priorizou a vacinação desse grupo de 10 a 12 anos devido ao maior risco de hospitalização por dengue nessa faixa etária.

    Diante da epidemia de dengue, com mais de 90 mil casos no Rio de Janeiro, é crucial evitar água parada em recipientes, como vasos de plantas, pneus velhos, piscinas e garrafas, entre outros. O descarte irregular de lixo também deve ser evitado.

    No dia 21 de fevereiro, o Governo do Estado decretou situação de epidemia, com o número de casos registrados 20 vezes acima do esperado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Anteriormente, em fevereiro, o prefeito Eduardo Paes declarou estado de emergência de saúde pública devido ao aumento de casos.

    No último sábado (2), como parte das ações de combate ao Aedes aegypti, ocorreu o ‘Dia D’ de combate à dengue. A SES realizou atividades informativas na Lagoa Rodrigo de Freitas, em Niterói e no interior do estado, incluindo formação de brigadas antidengue, palestras educativas e observação de mosquitos em diferentes fases ao microscópio.

    A campanha visa imunizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com a expectativa de vacinar todos os 354 mil residentes dessa faixa etária na cidade. Excluem-se gestantes, lactantes, pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida e aqueles com hipersensibilidade aos componentes da vacina.

    Aqueles que tiveram dengue recentemente devem aguardar seis meses desde o início dos sintomas para receber a vacina. Já os sintomáticos devem procurar atendimento médico antes da vacinação.

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.