Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Propostas da 4ª Conferência Nacional de Cultura prevê avanços

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, participou da 4ª Conferência Nacional de Cultura, de 4 a 8 de março em Brasília. A delegação que representou o município voltou do encontro muito confiante com o futuro do setor a partir do novo Plano Nacional de Cultura que, uma vez enviado ao Congresso até outubro deste ano e então aprovado, seguirá para sanção do presidente Lula e passará a valer pelos próximos dez anos. Das 140 propostas apresentadas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, 30 foram consideradas prioritárias, sendo o maior avanço a que se refere a fortalecer projetos que valorizem a inclusão, diversidade de gênero, racial, cultural e artística brasileira.

“Essa conferência foi extremamente produtiva e, o melhor de tudo, as propostas acolhidas e que irão integrar o documento final vão ao encontro do que o atual governo compreende como relevante para o país. E essa via de mão dupla tende a facilitar demais o trabalho dos que atuam no setor”, ressalta o secretário da pasta, Leandro Dasilva, que colaborou em várias mesas de debate e articulou tanto com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, quanto com autoridades de outros municípios e estados, seja na área da dança ou de gestão cultural.

Durante sua estada na capital, aproveitou para dialogar com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e também acompanhou a deputada estadual Zeidan na embaixada de Cuba, onde conversaram com a diplomata e conselheira Idalmis Brooks, a fim de abrir e ajustar vínculos culturais para a cidade. “A viagem em si foi muito proveitosa”, conclui Leandro.

Sair da versão mobile