19.7 C
Maricá
sexta-feira, novembro 1, 2024
More
    InícioEconomiaMaricá dá início ao Curso de Formação em Direitos Humanos e Políticas...

    Maricá dá início ao Curso de Formação em Direitos Humanos e Políticas Públicas

    Data:

    Últimas Notícias

    Tarifa Social do Voa Maricá tem redução e novos meios de pagamento

    Os beneficiários do programa Renda Básica de Cidadania (RBC)...

    Maricá abre 466 vagas em oficinas culturais na Incubadora de Cultura

    Maricá lançou uma programação especial de oficinas, cursos de...

    ONU pede solução viável para impasse no Saara Ocidental

    O Conselho de Segurança da ONU solicitou uma resolução...

    Segundo turno registra 102 crimes eleitorais e 42 prisões

    No segundo turno das eleições municipais, as forças de...

    Imortais da ABL Inauguram Festa Literária de Maricá

    A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, promoveu nesta quarta-feira (20/03) a abertura do Curso de Formação em Direitos Humanos e Políticas Públicas para agentes de bairro e da sociedade civil edição 2024, que oferece formação crítica sobre gestão pública e a prática dos direitos humanos – Direitos Humanos (DH) e Pensamento Crítico. A iniciativa foi realizada é uma parceria com o Instituto Joaquín Herreira Flores e reuniu mais de cem pessoas na sede do Programa Marielle Franco, no Parque Eldorado.

    O coordenador geral do programa Cultura de Direitos, Diestéfano Sant’Anna, mencionou a importância do curso.
    “Espero que aproveitem bastante esse espaço. Fazemos parte de uma sociedade que está tendo embate sobre o que é direito e o que são direitos humanos. As pessoas não compreendem muito bem isso, não ter clareza do que é faz com que sejamos vencidos pelos discursos errôneos, que não conseguem conhecer esse nosso projeto, nem dessa nossa visão de mundo. A gente precisa ter clareza, e esse espaço é para nos ajudar a preencher e iluminar mais ainda a nossa realidade”, disse.

    Com objetivo de ofertar formação sobre conceituação, história e garantias de direitos fundamentais no ordenamento jurídico brasileiro e no âmbito internacional, com destaque para promoção comunitária em direitos humanos, desde as perspectivas socio-históricas e a orientação à mudança dos distintos tipos de opressão.

    “Essa tarefa educativa permitirá não só sensibilizar para os princípios básicos dos direitos humanos, mas também oferecer as ferramentas para a sua implementação perante o governo municipal. E servirá de instância para a divulgação das diferentes iniciativas que já estão sendo desenvolvidas em Maricá”, destacou o professor Manuel Gándara.

    O curso será composto de dez sessões de trabalho em oficinas de três horas cada. O método de oficina é baseado nos princípios da educação popular em direitos humanos, estimulando o diálogo de saberes, a construção de saberes a partir da realidade local e voltadas para a transformação da realidade social. Ao mesmo tempo, as sessões permitirão conhecer e analisar as políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas no município para dar resposta problemática a tratar. As aulas serão facilitadas por pessoas com comprovado experiência na temática a ser trabalhadas, especialistas em direitos humanos, acadêmicos e lideranças sociais.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui