27 C
Maricá
quinta-feira, abril 3, 2025
More
    InícioEconomiaMaricá dá início ao Curso de Formação em Direitos Humanos e Políticas...

    Maricá dá início ao Curso de Formação em Direitos Humanos e Políticas Públicas

    Data:

    Últimas Notícias

    Prefeito Quaquá entrega 23 viaturas para reforçar segurança em Maricá

    O prefeito Washington Quaquá realizou, na tarde desta quarta-feira...

    Feira da Agricultura Familiar acontece neste sábado em Maricá

    A Feira da Agricultura Familiar retorna neste sábado, 5...

    Maricá registra menor taxa de mortes violentas em 23 anos

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de...

    Prefeitura realiza força-tarefa no bairro Mumbuca

    A Prefeitura de Maricá iniciou, nesta quarta-feira (2), uma...

    Feira Maricá Mostra Cultura abre recadastramento para feirantes

    A Secretaria de Cultura e das Utopias de Maricá...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, promoveu nesta quarta-feira (20/03) a abertura do Curso de Formação em Direitos Humanos e Políticas Públicas para agentes de bairro e da sociedade civil edição 2024, que oferece formação crítica sobre gestão pública e a prática dos direitos humanos – Direitos Humanos (DH) e Pensamento Crítico. A iniciativa foi realizada é uma parceria com o Instituto Joaquín Herreira Flores e reuniu mais de cem pessoas na sede do Programa Marielle Franco, no Parque Eldorado.

    O coordenador geral do programa Cultura de Direitos, Diestéfano Sant’Anna, mencionou a importância do curso.
    “Espero que aproveitem bastante esse espaço. Fazemos parte de uma sociedade que está tendo embate sobre o que é direito e o que são direitos humanos. As pessoas não compreendem muito bem isso, não ter clareza do que é faz com que sejamos vencidos pelos discursos errôneos, que não conseguem conhecer esse nosso projeto, nem dessa nossa visão de mundo. A gente precisa ter clareza, e esse espaço é para nos ajudar a preencher e iluminar mais ainda a nossa realidade”, disse.

    Com objetivo de ofertar formação sobre conceituação, história e garantias de direitos fundamentais no ordenamento jurídico brasileiro e no âmbito internacional, com destaque para promoção comunitária em direitos humanos, desde as perspectivas socio-históricas e a orientação à mudança dos distintos tipos de opressão.

    “Essa tarefa educativa permitirá não só sensibilizar para os princípios básicos dos direitos humanos, mas também oferecer as ferramentas para a sua implementação perante o governo municipal. E servirá de instância para a divulgação das diferentes iniciativas que já estão sendo desenvolvidas em Maricá”, destacou o professor Manuel Gándara.

    O curso será composto de dez sessões de trabalho em oficinas de três horas cada. O método de oficina é baseado nos princípios da educação popular em direitos humanos, estimulando o diálogo de saberes, a construção de saberes a partir da realidade local e voltadas para a transformação da realidade social. Ao mesmo tempo, as sessões permitirão conhecer e analisar as políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas no município para dar resposta problemática a tratar. As aulas serão facilitadas por pessoas com comprovado experiência na temática a ser trabalhadas, especialistas em direitos humanos, acadêmicos e lideranças sociais.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui