Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Maricá dá início ao Curso de Formação em Direitos Humanos e Políticas Públicas

Foto: Katito Carvalho.

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, promoveu nesta quarta-feira (20/03) a abertura do Curso de Formação em Direitos Humanos e Políticas Públicas para agentes de bairro e da sociedade civil edição 2024, que oferece formação crítica sobre gestão pública e a prática dos direitos humanos – Direitos Humanos (DH) e Pensamento Crítico. A iniciativa foi realizada é uma parceria com o Instituto Joaquín Herreira Flores e reuniu mais de cem pessoas na sede do Programa Marielle Franco, no Parque Eldorado.

O coordenador geral do programa Cultura de Direitos, Diestéfano Sant’Anna, mencionou a importância do curso.
“Espero que aproveitem bastante esse espaço. Fazemos parte de uma sociedade que está tendo embate sobre o que é direito e o que são direitos humanos. As pessoas não compreendem muito bem isso, não ter clareza do que é faz com que sejamos vencidos pelos discursos errôneos, que não conseguem conhecer esse nosso projeto, nem dessa nossa visão de mundo. A gente precisa ter clareza, e esse espaço é para nos ajudar a preencher e iluminar mais ainda a nossa realidade”, disse.

Com objetivo de ofertar formação sobre conceituação, história e garantias de direitos fundamentais no ordenamento jurídico brasileiro e no âmbito internacional, com destaque para promoção comunitária em direitos humanos, desde as perspectivas socio-históricas e a orientação à mudança dos distintos tipos de opressão.

“Essa tarefa educativa permitirá não só sensibilizar para os princípios básicos dos direitos humanos, mas também oferecer as ferramentas para a sua implementação perante o governo municipal. E servirá de instância para a divulgação das diferentes iniciativas que já estão sendo desenvolvidas em Maricá”, destacou o professor Manuel Gándara.

O curso será composto de dez sessões de trabalho em oficinas de três horas cada. O método de oficina é baseado nos princípios da educação popular em direitos humanos, estimulando o diálogo de saberes, a construção de saberes a partir da realidade local e voltadas para a transformação da realidade social. Ao mesmo tempo, as sessões permitirão conhecer e analisar as políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas no município para dar resposta problemática a tratar. As aulas serão facilitadas por pessoas com comprovado experiência na temática a ser trabalhadas, especialistas em direitos humanos, acadêmicos e lideranças sociais.

Sair da versão mobile