21.8 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáAção de conscientização ambiental limpa orla do Boqueirão

    Ação de conscientização ambiental limpa orla do Boqueirão

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    A manhã deste sábado (5) foi dedicada à coleta de descarte inadequado de resíduos na orla do Boqueirão. A terceira edição do Clean Up Bay – Dia de Limpeza da Baía de Guanabara, aconteceu de forma simultânea em 11 praias e rios do Rio de Janeiro, Região Metropolitana e Norte Fluminense. Em Maricá, foi uma parceria entre Petrobras e Lagoa Viva, responsável pela revitalização de lagoas de Maricá.

    Os resíduos plásticos são a maior parte do montante coletado em ações deste tipo, representando uma séria ameaça à biodiversidade, à saúde humana e à economia local.

    https://www.marica.rj.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/53636086270_c8cfbd78cd_o-scaled.jpg
    Foto: Leonardo Fonseca.

    Segundo o coordenador do Lagoa Viva, Eduardo Brito, o objetivo do evento é sensibilizar a população fluminense sobre as consequências do descarte inadequado de resíduos, um dos principais impactos na bacia hidrográfica. O Lagoa Viva é um projeto da Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

    “O objetivo dessa atividade é conscientizar as pessoas a participar de práticas sustentáveis que promovam mudanças positivas em nosso planeta, protegendo o seu patrimônio natural. É onde as famílias se encontram, vêm aqui descansar, sorrir, caminhar, praticar esportes. E o nosso objetivo é manter esse espaço limpo”, explica.

    Na ação feita na areia e canteiros, foram recolhidos diversos produtos descartados de forma indevida, como garrafas de vidro, papelão, pacotes de biscoito, plásticos, tampas de metal, bola de futebol, roupa, fraldas descartáveis e até alimentos.
    Morador de Cordeirinho, o engenheiro de software Lucas Nascimento foi ao local participar da atividade antes de aproveitar o sábado com os amigos.

    “Gostaria de dizer que é muito importante a participação da população não apenas hoje, é um cuidado contínuo”, relata.

    A iniciativa tem duas fases: coleta e triagem, e o material recolhido pelos voluntários passa por classificação, registro e pesagem.

    A organização é da Rede de Conservação Águas da Guanabara (Redagua), integrada pelos projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e Uçá, patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, além do apoio dos municípios que integram a região leste do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá (CBH Baía de Guanabara).

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui