O Instituto Federal Fluminense (IFF) está oficialmente inaugurado em Itaboraí. Foi realizada nesta quinta-feira, 4 de abril, a solenidade de inauguração de sua 12º unidade, o Campus Itaboraí, com a presenças do secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e dos parlamentares como as deputadas estaduais Zeidan e Elika Takimoto, ambas do PT, dos deputados federais Dimas Gadelha (PT) e Glauber Braga (Psol).
Com cerca de 700 alunos matriculados atualmente em cursos de pós-graduação e de Formação Inicial e Continuada (FIC), o campus teve o seu funcionamento autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) em agosto de 2021, quando foram iniciados os primeiros cursos, e seguia desde então em processo de implantação.
“O Campus Itaboraí é uma revolução aqui para essa região. Entendemos que partir dos campi de Institutos Federais são abertas inúmeras oportunidades para a juventude e para todos aqueles que buscam qualificação, além do setor empresarial, que encontra nesses espaços mão de obra especializada e o atendimento de muitas outras de suas necessidades. E tudo isso graças a um empenho enorme de todos aqueles que fazem parte desses campi, desde os alunos que vão à luta, técnicos-administrativos, professores e gestores das unidades, até nossos ministros e nosso presidente Lula, que querem ampliar ainda mais essa Rede”, destacou o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), professor Getúlio Marques Ferreira, que em seu discurso leu um texto em forma de repente, escrito numa parceria com o poeta e cordelista potiguar Crispiniano Neto, em homenagem ao novo campus.
A deputada estadual Zeidan ressaltou a importância da unidade de ensino para a cidade de Itaboraí.
“Queremos que essa unidade de educação seja voltada para capacitar a população de Itaboraí e ela esteja qualificada para ocupar as vagas do Comperj e de outras empresas também. Jovens e mulheres de Itaboraí merecem bons salários e o IFF será parte fundamental neste processo, com toda essa estrutura e investimento que está sendo feito pelo governo federal”, ressaltou Zeidan.
Já o deputado federal Dimas Gadelha falou sobre os investimentos federais feitos pelo Ministério da Educação e as ações para reduzir os índices de violência das cidades.
“Na nossa vizinha São Gonçalo, os índices de violência são cada vez maiores. A falta de oportunidades e de investimentos de Educação são o reflexo dessa situação. Nossa saída é sempre pela educação, onde as oportunidades devem ser oferecidas aos nossos jovens. Nós, deputados da bancada do Rio de Janeiro, estabelecemos recursos de mais de R$ 5 milhões para investimentos no Instituto Federal Fluminense de Itaboraí e ficamos esperançosos com a notícia do presidente Lula que ampliará os Institutos Federais pelo país e principalmente na nossa região. O IFRJ de São Gonçalo também terá investimentos para ampliar oferta de cursos à população”, finalizou Dimas Gadelha.