22.4 C
Maricá
quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáSistema Imunana-Laranjal volta a fornecer água tratada para a população

    Sistema Imunana-Laranjal volta a fornecer água tratada para a população

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    O Sistema Imunana-Laranjal voltou a captar e tratar água às 22h42 desta sexta-feira (5/4). A produção de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal vem sendo retomada gradualmente, e chegou a 85% da capacidade máxima na manhã deste sábado (6/4). A operação havia sido interrompida na manhã de quarta-feira (3/4), após a identificação da substância química tolueno no canal de Imunana, onde é feita a captação de água.

    O tratamento da água foi retomado após um trabalho realizado pela força tarefa montada pelo Governo do Estado, que fez o isolamento e sucção do composto químico tolueno na região onde é feita a captação de água. Até a noite de sexta-feira (5/6) já haviam sido retirados 160 mil litros de água com o produto dos canais às margens do Rio Guapiaçu, em Guapimirim. A mobilização envolveu as secretarias de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, da Polícia Civil, da Polícia Militar, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Cedae, a Petrobras e as concessionárias Águas de Niterói e Águas do Rio.

    O trabalho contou ainda com o monitoramento contínuo dos técnicos do Laboratório de Investigação Biológica e Rastreamento Ambiental (Libra) da Cedae, que realizaram análises de amostras de água de hora em hora, e dos “sommeliers de água”, equipe que realiza testes sensoriais para identificar alterações de gosto e odor.

    Desde a noite de sexta-feira, as análises mostram que as medidas reduziram a concentração de tolueno de 59 microgramas por litro para menos de 30 gramas por litro, abaixo do limite máximo estabelecido pela Portaria de Potabilidade 888.

    O Sistema Imunana-Laranjal é responsável pelo abastecimento de cerca de 2 milhões de pessoas em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, parte de Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e na Ilha de Paquetá.

    O governo continua investigando a origem da contaminação. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) abriu inquérito para apurar os responsáveis pela presença do poluente na água

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui