29 C
Maricá
domingo, março 30, 2025
More
    InícioGazeta BrasilConselho Nacional de Direitos Humanos alerta ONU sobre crescente movimento neonazista no...

    Conselho Nacional de Direitos Humanos alerta ONU sobre crescente movimento neonazista no Brasil

    Data:

    Últimas Notícias

    Caminhada e atendimentos gratuitos encerram o Mês da Mulher em Araçatiba

    Maricá finalizou as comemorações do Mês da Mulher com...

    Passagem de ônibus intermunicipal no Rio sofre reajuste

    A partir deste sábado (29), as tarifas dos ônibus...

    Maricá se prepara para sediar jogos do Brasileirão Série D

    Maricá entra de vez no cenário do futebol nacional...

    Maricá inicia recarga do Bilhete Único Universitário

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de...

    Hospital Conde Modesto Leal passa por reforma e amplia serviços

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de...

    O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) convocou a atenção da Organização das Nações Unidas (ONU) para o aumento alarmante dos movimentos neonazistas no Brasil. A iniciativa, articulada pelo ministério liderado por Silvio Almeida, busca destacar a escalada do discurso de ódio, especialmente dirigido às mulheres, à população negra e à comunidade LGBTQIAP+.

    De acordo com relatórios, a preocupação se intensifica com casos relatados em Santa Catarina, incluindo a identificação de um grupo comercializando artefatos nazistas. Além disso, um estudo conduzido pela falecida antropóloga especializada no tema, Adriana Dias, revelou a presença de 63 células neonazistas em Blumenau, cidade com 365 mil habitantes, enquanto a capital paulista, com 12 milhões de moradores, contabiliza 96 células.

    Diante dessa conjuntura, o CNDH planeja uma missão a Santa Catarina, agendada para esta quarta-feira, para ouvir possíveis vítimas, autoridades e especialistas, com visitas previstas a Blumenau e Florianópolis. Após a investigação, um relatório será encaminhado à ONU.

    Encontro com a Relatora Especial da ONU

    Em encontro realizado nesta segunda-feira, o ministro Silvio Almeida reiterou o compromisso do Brasil com a proteção dos defensores e defensoras de direitos humanos em uma reunião com Mary Lawlor, relatora especial da ONU sobre a situação dos defensores e defensoras de direitos humanos.

    Durante a ocasião, Almeida apresentou programas de proteção em vigor no país, incluindo o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH). Ele destacou os desafios enfrentados na execução desses programas, ressaltando a necessidade de diálogo entre a sociedade civil e o Estado para enfrentar as desigualdades sociais no Brasil.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui