23.1 C
Maricá
quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    InícioDestaque da horaPrefeitura de Maricá amplia frota de vans para transporte de pacientes em...

    Prefeitura de Maricá amplia frota de vans para transporte de pacientes em tratamento fora do município

    Data:

    Últimas Notícias

    Cicloturistas noruegueses cruzam Maricá pela Rota Charles Darwin

    Grupo chegou por Itaipuaçu e passou por outras áreas...

    Cine Henfil mostra Filmes variados de 22 a 24/11

    A Secretaria de Cultura divulgou a programação do Cine...

    Programa de Oftalmologia Realiza Mais de 500 Cirurgias em Oito Dias

    A Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Fundação Estatal de Saúde (Femar), realizou a aquisição de cinco novas vans climatizadas para o transporte de pacientes que realizam tratamento em outros municípios, um aumento de 150%. O número representa mais do que o dobro do quantitativo anterior, que era de dois veículos para esse serviço. Agora, são quatro vans comuns e uma adaptada às necessidades de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, proporcionando conforto e deslocamento qualificado para consultas, exames e procedimentos diversos agendados pela Central de Regulação.

    Em breve, dois outros veículos adaptados serão recebidos e integrarão a frota. Atualmente, cerca de 84 pacientes são transportados diariamente para passar por diversos procedimentos oferecidos em unidades de referência em cidades vizinhas, como diálise (filtração do sangue para eliminar o excesso de líquidos e substâncias tóxicas), radioterapia, quimioterapia, reabilitação motora, dentre outros atendimentos. As vans podem funcionar até 24 horas, circulando para atender às demandas identificadas.

    As pessoas com procedimentos marcados para outros municípios e que desejam utilizar o transporte podem realizar a solicitação levando o pedido da unidade de saúde e documento de identidade à Rua Domício da Gama, 433, no Centro, em um contêiner localizado próximo à área das ambulâncias do Hospital Municipal Conde Modesto Leal.

    Os veículos adquiridos são fundamentais para promover o bem-estar da população, deslocando o público agendado sem qualquer custo para realizar procedimentos em cidades distantes, muitas vezes sem ligação direta por transporte coletivo com Maricá. Isso facilita o acesso aos serviços de saúde, possibilita o deslocamento em horários muitas vezes inviáveis para transporte por vias próprias, além de garantir a chegada com segurança e em horário hábil no local de atendimento, evitando faltas.

    O diretor-geral da Femar, Marcelo Rosa, ressaltou o diferencial dos novos veículos no cuidado à população, atendendo as demandas e promovendo acesso à saúde.

    “Identificamos uma demanda crescente por transporte para atendimentos fora do município e, com isso em vista, nos esforçamos para ampliar a frota de forma quantitativa e qualitativa. Cinco novas vans já estão em operação e permitem que os moradores cheguem aos locais com tranquilidade, garantindo o acesso e a realização de tratamentos importantes, que muitas vezes são delicados. Esse é um avanço essencial e faz parte dos nossos investimentos contínuos na requalificação da rede”, afirmou.

    Femar otimiza a gestão em saúde

    A Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar) foi criada para modernizar a gestão e dar mais celeridade às respostas para as demandas de saúde da cidade, principalmente em meio ao aumento populacional, com um incremento de mais de 54% entre o Censo de 2010 e o de 2022. A fundação é dirigida por um colegiado composto por um conselho executivo de diretores e conta com as diretorias Geral; Financeira; Administrativa; de Gestão do Trabalho e Desenvolvimento Institucional; de Ensino, Produção do Conhecimento e Tecnologias e de Atenção à Saúde.

    Atualmente, um concurso público e um processo seletivo estão em andamento para atuação na Femar, ambos realizados pela Coordenação de Seleção Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (Coseac/UFF), com o objetivo de requalificar e expandir a rede de atenção à saúde. O concurso público da fundação seleciona profissionais de nível médio e superior para compor as equipes das Unidades de Saúde da Família (USF), dos serviços da Atenção Especializada, de Saúde Mental e do Complexo Regulador do município. A remuneração varia de R$ 1.587,93 a R$ 18 mil.

    Já o processo seletivo inclui 568 vagas e cadastro reserva para os empregos públicos de agente comunitário de saúde e de combate às endemias, com atuação em USF dos quatro distritos da cidade.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui