20.8 C
Maricá
quarta-feira, outubro 30, 2024
More
    InícioDestaque da horaUniversidade de Hotelaria de MARAEY terá arquitetura bioclimática, espaços de uso público...

    Universidade de Hotelaria de MARAEY terá arquitetura bioclimática, espaços de uso público e campus vertical

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    Apoiada pelo Grupo EHL, universidade foi desenvolvida a partir dos pilares de educação, ESG, inovação e tecnologia do empreendimento; projeto segue proposta de flexibilidade e prevê técnicas sustentáveis de construção

    Desenvolvido pelo estúdio TOSEN Design, em parceria com o Grupo Abacus, o projeto da Universidade de Hotelaria de MARAEY, apoiada pelo Grupo EHL (Fundador da Escola de Hotelaria de Lausanne), tem como ativos fundamentais educação, inovação e tecnologia, conectados à agenda EESG (meio ambiente, responsabilidade social, econômica e governança). Vencedor do prêmio International Property Awards como melhor do mundo em Public Services, por critérios como design, serviço, originalidade e compromisso com a sustentabilidade, o projeto seguirá uma proposta de arquitetura bioclimática integrada num campus vertical, com jardins internos, espaços abertos de uso público e técnicas sustentáveis de construção.

    Diante da perspectiva de geração de 36 mil empregos quando estiver em plena operação, MARAEY cria uma enorme demanda por pessoal qualificado nas áreas de turismo e serviços. E, para atender a essa necessidade, a MARAEY Hospitality Business School terá capacidade para 700 estudantes em cursos de bacharelado, MBA e profissionalizante, em áreas como Gastronomia, Hospitalidade e Negócios.

    Entre as principais características do projeto arquitetônico, está o conceito de campus vertical, que se concentra em uma estrutura compacta e considera o entorno, para garantir a preservação das áreas verdes, seguindo a proposta de MARAEY de respeito à biodiversidade da região, com uma parcela pequena de ocupação predial na área do empreendimento.

    O prédio contemporâneo foi desenhado para manter o conceito do “ar livre”, com jardins internos, vegetação integrada, pátios centrais e atenção aos espaços comuns, a fim de atender às necessidades dos alunos, com áreas de convivência amplas e abertas. O edifício da moradia estudantil ficará interligado à universidade. Ambos foram pensados de forma conjunta, seguindo características semelhantes e complementares.

     

    “Acompanhamos MARAEY desde sua conceção como escritório de referência e focamos nossos esforços em desenhar tanto a universidade quanto os hotéis e o centro de pesquisas com base nos mais altos padrões de sustentabilidade e excelência, conceitos inovadores, além dos processos e tecnologias construtivas mais modernos e respeitosos com o meio ambiente”, afirma Daniel Martínez, CEO do Grupo Abacus.

    Um dos diferenciais do projeto é o caráter público constituído através das “praças” contempladas na universidade. Com pilotis abertos à população, estes ambientes serão um local de socialização e encontros, entre os estudantes, moradores de MARAEY e o público que frequentará o empreendimento. Essas áreas comuns terão cafeterias e restaurantes que contarão com os próprios alunos como colaboradores, colocando em prática tudo o que estarão aprendendo na universidade.

    Outro destaque está no pilar fundamental de sustentabilidade do projeto, com técnicas específicas e eficiência de materiais, como o uso de vidros fotovoltaicos na fachada e de painéis fotovoltaicos na cobertura, além de técnicas de controle do soleamento para regulação da temperatura. “As soluções serão incorporadas aos processos de industrialização dos diferentes elementos da construção. Esta inovação, conhecida como Construção 4.0, traz a otimização dos processos com maior controle de qualidade, menor desperdício dos insumos utilizados (incluindo a água necessária em alguns desses processos), redução do impacto da poluição e ruído local, segurança da mão de obra envolvida, além da melhora da produtividade”, explica Martínez.

    A universidade de hotelaria contará com salas de aula, laboratórios, cozinha, biblioteca, salas de reunião e estudo, com infraestrutura de altíssima qualidade e versatilidade. Por isso, a equipe de arquitetos responsável optou por um projeto altamente flexível: “Criamos um projeto extremamente versátil. Sabemos que a MARAEY Hospitality Business School terá uma enorme demanda para os mais diversos usos; por isso, pensamos numa arquitetura que permita essa flexibilidade, com diversas possibilidades de integração das salas, de acordo com as necessidades. Podemos, por exemplo, preparar salas menores em maior quantidade para fins específicos, salas maiores em menor quantidade para atender grandes públicos, entre outros”, diz Javier Senosiáin, CEO do estúdio TOSEN Design.

    MARAEY Hospitality Business School é certificada pelo Grupo EHL — da universidade de Lausanne, com 130 anos de história e sede na Suíça, reconhecida nos últimos cinco anos como a melhor instituição de ensino de hospitalidade do mundo. Mais informações sobre o projeto arquitetônico também podem ser encontradas neste vídeo.

    Sobre MARAEY

    Projeto turístico-residencial mais inovador e sustentável do Brasil, MARAEY, em Maricá, tem como ativos fundamentais a proteção ao meio ambiente e o investimento em pesquisas acadêmicas com a participação de algumas das principais instituições do país, a valorização da comunidade local, além do desenvolvimento econômico.

    Com uma ocupação predial de apenas 6,6% do terreno, dentro dos 840 hectares do empreendimento será criada a segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de restinga do Estado do Rio, e a quinta do Brasil. MARAEY é signatário do Pacto Global da ONU e já conta com premiações de reconhecimento mundial – como o Prêmio de Liderança do U.S. Green Building Council 2021 para América Latina, o prêmio International Property Awards 2022-2023 ao melhor projeto de usos mixtos das Américas, o selo BIOSPHERE, além das pré-certificações Sustainable SITES Initiative GOLD e Geo Foundation for Sustainable Golf.

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui