Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Dia dos Povos Indígenas celebrado com festa na aldeia Mata Verde Bonita em Maricá

Foto: Bernardo Gomes

O Dia dos Povos Indígenas (19 /04) foi comemorado com festa nesta sexta-feira (19/04) na aldeia Mata Verde Bonita, em São José do Imbassaí. A cerimônia de abertura do evento, que segue até o dia 21/04, contou com apresentação do coral (momento kyringue), dos guerreiros e guerreiras da aldeia. A festa é promovida pelo Instituto Terra do Saber, por meio do Programa Municipal de Arte e Cultura (Proac), da Secretaria de Cultura de Maricá.

Quem esteve no local também pode prestigiar a feira de artesanato, assistir à apresentação teatral e a shows de artistas locais, como o cantor Ronaldo Valentim, além de algumas atividades que fazem parte da rotina dos indígenas, como tiro de arco e flecha, corrida de tora, baracá, luta corporal, futebol masculino e feminino, entre outros.

A estudante Júlia Jesus Santos, 17 anos, o 3º ano do ensino médio do Colégio Professor Fernando Moreira Caldas, de Araruama, visitou a aldeia pela primeira vez.

“A importância desse evento é, principalmente, espalhar a cultura do povo brasileiro e também de revivenciar histórias e lendas até então meio que apagadas e mostrar para o mundo, trazendo mais conhecimentos, até porque os estereótipos são bem comuns, mas a gente está aprendendo a combater cada vez mais. É realmente um povo muito lindo. A história brasileira está nessas terras e está em todas as terras”, avaliou.

Diretor da Escola Municipal João Machado da Cunha, de Saquarema, o professor Douglas Nascimento acompanhava 63 alunos, com idades entre 7 e 10 anos de idade, numa visita à aldeia.

“É de suma importância para que os alunos possam conhecer mais a parte cultural, se envolver mais na questão da realidade cultural indígena e trazer isso para a memória deles. Por isso, nós fizemos questão deles conhecerem a história e a aldeia. Na verdade, essa é a nossa primeira visita aqui”, contou.

A aldeia Mata Verde Bonita não conta mais com o papel de cacicado. Agora, seis lideranças divididas entre cultura, saúde, educação lideram o local. A líder Jurema Nunes comentou sobre a realização do evento.

“Para mim, é importante porque tem muitas pessoas que não conhecem a cultura indígena e assim podem vir aqui para conhecer, porque a maioria fala mal sem nem ter colocado os pés dentro da aldeia. Por isso, a gente está fazendo esse grande encontro, para o pessoal poder vir visitar e conhecer a nossa cultura, os nossos parentes funiôs e pataxós que vão estar nos visitando. Nesses dias vai ter dança, canto, palestras sobre a nossa cultura, pintura, artesanatos e tudo mais”, disse Jurema.

Serviço:

Festa da aldeia Mata Verde Bonita
Data: 20 e 21/04

Horário: das 9h às 22h

Local: Aldeia Mata Verde Bonita, São José do Imbassaí

Confira a programação completa pelo link: https://encurtador.com.br/cdfyK

Sair da versão mobile