Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Representantes da Prefeitura debatem cargos e salários da Guarda Municipal

Foto: Bernardo Gomes

Representantes da Prefeitura de Maricá se reuniram nesta sexta-feira (03/05) na Escola de Governo de Maricá (Emar), no Centro, para um debate sobre a atualização do plano de cargos e salários da Guarda Municipal.

Secretário Geral e de Governo de Maricá, João Maurício de Freitas, solicitou que o comando da Guarda se reúna com todos os profissionais da categoria para formular uma proposta única.

“Nós precisamos construir uma proposta que garanta o direito do servidor, mas que seja perene, uma segurança para todo o sempre. Então, temos que ter uma discussão clara, objetiva, honesta, com o pé no chão, em que possamos atualizar um plano de cargos”, declarou Joãozinho.

Secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop), Julio Cesar Veras, falou sobre a união de sua pasta a órgãos significativos do governo, como o ISSM, o Planejamento, a comissão de concursos, a Procuradoria, a Secretaria de Governo, demonstrando o respeito que à Guarda Municipal e à questão da segurança pública municipal.

“Estamos fazendo algo que nunca aconteceu antes na história da guarda em Maricá, elaborar um plano que seja construído por todos para beneficiá-los durante a carreira e na aposentadoria, de forma que todos tenham participação e voz, numa discussão madura. A primeira proposta foi feita pelo comando da Guarda Municipal. Pedimos para aumentar o número de participantes na comissão, fazendo com que todas as turmas participem e, depois, vamos rediscutir as ideias”, pontuou Veras.

Profissional da Instituição há 20 anos, o comandante da Guarda Municipal, Carlos Eduardo Santos, agradeceu a oportunidade.

“Agradeço aos secretários e ao prefeito por essa oportunidade. Procuramos ter aqui pessoas de todas as turmas da guarda, poque eles vão levar a informação de forma correta e transparente para os demais guardas”, declarou.

A Guarda Municipal de Maricá

A Guarda Municipal de Maricá é nova. Foi criada há apenas 21 anos. Ao todo, 442 profissionais compõem a instituição, que conta com 32 viaturas para o patrulhamento ostensivo. Diariamente, uma média de 90 guardas municipais atuam na cidade nos três turnos.

Em 2017, o prefeito Fabiano Horta, aprovou um plano de cargos e salários para a categoria, que, apesar de ainda não atender os anseios da categoria, foi reconhecidamente um grande avanço para os profissionais, após 15 anos de espera.

Além de uma nova sede, nos últimos anos, a Guarda Municipal colecionou conquistas que incluem uma nova sede, o aumento da frota, os 100% de periculosidade, o armamento não letal e o RAS de R$ 561,00 que coloca o valor pago em Maricá como o melhor do Brasil. Novidades ainda estão por vir.

Sair da versão mobile