22.1 C
Maricá
quarta-feira, outubro 30, 2024
More
    InícioGazeta BrasilEnchentes no RS deixam 83 mortos e 111 desaparecidos

    Enchentes no RS deixam 83 mortos e 111 desaparecidos

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    O Rio Grande do Sul continua enfrentando os efeitos devastadores dos temporais, com o número de mortos subindo para 83, de acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil nesta segunda-feira (6). Além disso, há outras 4 mortes sob investigação, 111 pessoas desaparecidas e 291 feridas.

    De acordo com o levantamento mais recente da Defesa Civil, são 149,3 mil pessoas desabrigadas, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 mil desalojadas, abrigadas em casas de familiares ou amigos. A situação afetou diretamente 364 dos 496 municípios do estado, impactando aproximadamente 873 mil pessoas.

    As estradas seguem comprometidas, com bloqueios em 102 pontos de rodovias estaduais e 61 de rodovias federais, totalizando 163 interrupções no trânsito. Destaque para os 18 pontos interrompidos na BR-116, em cidades da Serra, da Região Metropolitana e do Vale do Sinos.

    Diante do cenário catastrófico, o governo decretou estado de calamidade, reconhecido pelo governo federal, permitindo assim a solicitação de recursos federais para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

    A Defesa Civil alerta que a maior parte das bacias hidrográficas do estado corre risco de elevação das águas acima da cota de inundação, aumentando o perigo de novas enchentes.

    Os meteorologistas explicam que os temporais são resultado de diversos fenômenos que ocorrem na região, agravados pelas mudanças climáticas. Nas próximas 24 horas, a previsão é de mais chuva.

    A tragédia no estado está relacionada a correntes intensas de vento, a um corredor de umidade vindo da Amazônia, aumentando a força da chuva, e a um bloqueio atmosférico, devido às ondas de calor.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui