24.4 C
Maricá
quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    InícioCultura e LazerMaricá celebra Dia dos Pretos-velhos com evento de reflexão sobre a Abolição...

    Maricá celebra Dia dos Pretos-velhos com evento de reflexão sobre a Abolição da Escravatura

    Data:

    Últimas Notícias

    Cicloturistas noruegueses cruzam Maricá pela Rota Charles Darwin

    Grupo chegou por Itaipuaçu e passou por outras áreas...

    Cine Henfil mostra Filmes variados de 22 a 24/11

    A Secretaria de Cultura divulgou a programação do Cine...

    Programa de Oftalmologia Realiza Mais de 500 Cirurgias em Oito Dias

    A Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), promoveu na segunda-feira (13/05) um evento para homenagear os pretos-velhos no Cine Henfil, no Centro. A iniciativa também marcou o Dia da Abolição da Escravatura, data de reflexão sobre a escravidão e seus desdobramentos.

    “O Dia do Preto-Velho é super importante, porque a gente está marcando também a nossa cultura não só de religiosidade. É uma cultura regional e afrodescendente. É uma cultura que a Secretaria de Cultura tem nas mãos, então é super importante a gente sempre estar pontuando e isso só agrega, pois, a sociedade civil só vai agregar mais experiência, não ficar naquela ocasião de não saber o que está rolando, o que que é, que acaba sendo uma peça. É uma pessoa que fala de alguma coisa sem saber onde que é… Então tem todo um significado, tem toda uma energia envolvida que é super importante”, comentou o secretário de Cultura, Leandro DaSilva.

    Foto: Katito Carvalho

    O movimento, que foi organizada pela Coordenação de Matizes Africanas e Etnias da Secult, contou com palestra sobre os escravizados em Maricá, ministrada pela arquiteta Renata Gama, além de apresentação do bloco Identidade Preta e passeata com Identidade Preta e capoeiristas em berimbalada até a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

    “É um momento para conscientizar as pessoas. A gente mexe com a parte cultural e afro e também com a parte religiosa. Então, não tinha como deixar de conscientizar as pessoas e não falar da nossa ancestralidade. Então, esse momento é muito importante porque é a junção de cultura e da ancestralidade”, destacou Larissa Novato, coordenadora de matrizes africanas da Secult.

    Os Pretos-velhos são espíritos que representam generosidade, amor, humildade e se apresentam sob a imagem de idosos africanos que foram escravizados e morreram de velhice. São divindades puras, sábias e pacientes. Pela idade avançada, tiveram a oportunidade de viver por longos anos através da sabedoria, suportando as amarguras da vida. O Preto-velho é uma entidade conhecida nacionalmente, principalmente pela sua imagem estar relacionada sempre por utilizar o cachimbo.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui