Foto: Divulgação
A Guarda Municipal (GM) de Maricá recebeu, na segunda-feira (20/05), a visita de representantes da GM de Cachoeiras de Macacu, cidade da Região Serrana. A visita técnica teve como objetivo compartilhar experiências e métodos de atuação do Grupamento Maria da Penha (GMAP), que completa dois anos em maio.
Os visitantes foram recebidos pelo comandante da GM de Maricá, Carlos Eduardo dos Santos, pelo subcomandante André Simas, além do coordenador do GMAP, Luan Rocha. Foi realizada uma ronda de apresentação na sede administrativa da corporação, além de visitas ao Centro de Atendimento à Mulher em Maricá (CEAM), que mantém parceria com o grupamento.
Para o comandante Carlos Eduardo, o intercâmbio fortalece a GM de Maricá. “Permite uma análise prática do ambiente, valores e tradições em outras cidades, expandindo a compreensão das várias culturas existentes. Além disso, proporciona a aquisição de conhecimentos estratégicos e tecnológicos relacionados à segurança pública, bem como treinamentos que enriquecem as habilidades dos servidores da Guarda Municipal, aumentando consequentemente sua eficácia no serviço”, acredita.
“Essa integração motiva os servidores na busca de melhorias em suas instituições, sempre visando o planejamento, a organização e a evolução na prestação de um serviço de qualidade à população. Ajudar as coirmãs no desenvolvimento e evolução é muito gratificante para a nossa instituição”, completou.
O coordenador do GMAP, Luan Rocha, falou sobre o grupamento já ser considerado referência, mesmo com apenas dois anos de criado. “É uma honra saber que somos referência e que hoje podemos ajudar outras instituições. Isso significa que todo o trabalho prestado realmente é efetivo. Nossa equipe é comprometida, composta por profissionais qualificados que se propõem a fazer o melhor pelas mulheres”, destacou o agente.
Luan lembrou, ainda, que o atendimento acontece por conta das parcerias que foram realizadas. “Mas nada disso teria acontecido sem a cooperação de outros órgãos como o CEAM, a 82ª DP, a Prefeitura e a Secretaria de Ordem Pública, entre outros, que juntos formam a rede de apoio”, concluiu.