Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

EPT lança aplicativo de acessibilidade

Fotos: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá lançou na quarta-feira (22/05), na Rodoviária do Povo, no Centro, o aplicativo “EPT Acessibilidade”, voltado a pessoas com deficiência visual que passam a ser informadas sobre o destino dos ônibus vermelhinhos por mensagem sonora. A iniciativa vai proporcionar maior autonomia e acessibilidade aos usuários.

Todos os coletivos serão adesivados com um QRCode para a leitura, que vai gerar a informação em mensagem de voz e em texto sobre as 39 linhas e destinos dos ônibus vermelhinhos que circulam por toda a cidade. A ferramenta foi desenvolvida pela Empresa Pública de Transporte – responsável pelo programa municipal Tarifa Zero –, em parceria com a Secretaria de Políticas Inclusivas do município.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, falou sobre inclusão e a importância dos direitos dos cidadãos que passarão a contar com a plataforma digital.

“Maricá está avançando naquilo que tem a ver com a melhoria da vida da cidade como um todo. Estamos lançando um aplicativo que faz com que os deficientes visuais tenham mais capacidade de perceber o trajeto que fazem. Todos os nossos 135 ônibus agora têm um QR Code, onde o passageiro aponta a câmera do celular e o aplicativo informa em som o destino do ônibus. Isso é importante, pois a gente possibilita a inserção, a cidadania e o direito a todos de ir e vir com segurança aos deficientes visuais na cidade”, ressaltou Horta.

O aplicativo será disponibilizado para download nas lojas virtuais dos celulares com sistemas Android e iOS a partir do dia 26 de maio.

“Todos os deficientes visuais poderão pegar o ônibus em qualquer local de Maricá e procurar o seu destino. É importante utilizarem e recebermos esse feedback das pessoas que utilizarem, para que a gente faça as devidas melhorias e que eles estejam, obviamente, com uma cidadania plena na nossa cidade”, completou o presidente da EPT, Celso Haddad.

Secretário de Políticas Inclusivas, Clauder Peres parabenizou a EPT pela parceria na construção de uma ferramenta necessária para transformar a vida das pessoas com deficiência, provendo acessos adequados aos seus direitos como cidadãos.

“O Qrcode para auxiliar as pessoas deficientes visuais nos transportes urbanos corrobora com os avanços que nossa cidade vem conquistando na busca por uma sociedade livre de barreiras urbanísticas e de transportes. Parabéns a todos que hoje já conquistaram uma consciência de que espaços acessíveis são oportunos às pessoas. Maricá avança com essa maravilhosa proposta de criar uma atmosfera acolhedora para as pessoas com deficiência ”, avaliou.

Moradora da Gamboa, Adriana Costa Pinheiro, de 44 anos, foi a primeira a testar o aplicativo. “Eu ouvi um pouco baixo, mas deu para ouvir. Esse é só o começo e com certeza, vai se aperfeiçoar ainda mais. Mas deu para entender perfeitamente o bairro para onde ele vai”, avaliou.

Patrícia dos Santos Machado, 49 anos, fez o teste logo em seguida. “Ele me ajudou a saber qual era a linha do ônibus, onde vou conseguir pegar e para onde ele vai. Isso é muito bom. Eu sempre ando acompanhada, porém é bom para todas as demais pessoas que precisam andar sozinhas”, pontuou a moradora de Bambuí.

De acordo com a EPT, o uso de fones de ouvido auxiliará os deficientes visuais a terem mais nitidez no uso do “EPT Acessibilidade”, pois evita que o barulho do ambiente atrapalhe na identificação do aviso sonoro.

Ônibus gratuito e acessível em Maricá

Maricá vai disponibilizar um aplicativo de transporte público destinado a pessoas com deficiência visual, que poderá identificar por meio de voz o destino das 39 linhas dos ônibus “vermelhinhos” que circulam gratuitamente por toda a cidade.

A iniciativa vai proporcionar maior autonomia e acessibilidade a usuários com deficiência visual. Todos os coletivos serão adesivados com um QRCode para a leitura e gerar a informação em voz pelo app.

Sair da versão mobile