23.4 C
Maricá
quarta-feira, outubro 30, 2024
More
    InícioDestaque da horaSurdos são beneficiados por trabalho educativo gratuito em Niterói, RJ; Vídeo

    Surdos são beneficiados por trabalho educativo gratuito em Niterói, RJ; Vídeo

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    Reuniões semanais em Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovidas pelas
    Testemunhas de Jeová, ajudam milhares de surdos em todo o Brasil

    Fotos cedidas gentilmente pelas Testemunhas de Jeová

    Por mais de 40 anos a comunidade surda no Brasil tem sido beneficiada com o trabalho educativo realizado pelas Testemunhas de Jeová. O primeiro grupo (ou congregação) foi formado em 1982, no Rio de Janeiro. Atualmente no país existem mais de 600 grupos que se reúnem semanalmente para estudar a Bíblia e compartilhar informações úteis para a vida diária em Libras.

    Niterói, RJ, é uma das cidades onde são realizadas reuniões inteiramente em Libras. Desde 2005, surdos da região estão recebendo educação bíblica inclusiva e gratuita. Mônada Souza é surda, e conta como esses eventos impactaram sua vida, inclusive nas suas relações familiares. “Antes de frequentar as reuniões em Libras e conhecer a Bíblia, me sentia deslocada e solitária. Ser surda num mundo ouvinte causa muito estresse, as vezes ter acesso a alguns serviços como uma consulta médica por exemplo não é fácil. O ensino e o apoio das Testemunhas de Jeová fizeram eu me sentir amada, valorizada e capaz. E tudo isso na língua do meu coração. Até meu comportamento em casa mudou. Sou mais calma, comunicativa e paciente”.


    Os voluntários são treinados para prestar um serviço de qualidade e ajudar a comunidade. Francisco e Maria Guimarães apoiaram a formação do primeiro grupo de Libras em Niterói. O casal Guimarães comenta alguns dos desafios enfrentados naquela época. “Muitos surdos não conheciam a Língua Brasileira de Sinais e se comunicavam com gestos desenvolvidos no seio familiar, limitando bastante todas as esferas de sua vida, quando começamos o trabalho aqui na cidade. Encontrar essas pessoas e ensiná-las era o nosso objetivo. Deu certo! O grupo hoje conta com 27 pessoas.”

    Vídeo

    O casal Guimarães também relata os benefícios desse trabalho educativo para a sociedade. “Comunicar-se em sua própria língua, aprender bons conselhos bíblicos e se desenvolver emocional e espiritualmente são ganhos reais. Com amigos, conhecimento e um objetivo na vida, a pessoa surda passa a se sentir parte da comunidade e trabalha para que outros sintam o mesmo”.

    As reuniões ocorrem nos Salões do Reino das Testemunhas de Jeová. Esses eventos são abertos ao público e gratuitos. Nessas ocasiões, os surdos têm acesso a vídeos e inclusive a Bíblia completa em Libras. Além das reuniões, os surdos que desejam recebem atenção individualizada por meio de cursos bíblicos domiciliares e gratuitos.

    As Testemunhas de Jeová oferecem recursos on-line que podem ser acessados gratuitamente:

    JW.ORG – Clique no ícone de idiomas no topo do site e selecione “Língua Brasileira de Sinais”.

    JW Library Sign Language – Nesse aplicativo você pode assistir ou baixar vídeos em Libras.

    SERVIÇO:
    Endereço: Endereço: Rua Doutor Souza Soares, 70, Fonseca, Niterói
    Horário das reuniões: quartas-feiras, às 19h30 e domingos, às 10h15

    Deoclecio da Matta
    Porta-voz local das Testemunhas de Jeová
    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui