Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Prefeitura de Maricá promove ‘Dia do Desafio’ nas escolas municipais

A Prefeitura de Maricá, por meio das Secretarias de Educação e Esporte e Lazer, em parceira do Serviço Social do Comércio (SESC), promoveu nesta quarta-feira (29/05), o ‘Dia do Desafio’ na cidade. Mais de 400 alunos de sete escolas públicas do município participaram de atividades com o intuito de incentivar a prática esportiva. A ação acontece em diversos lugares do país.

Coordenada pelo Serviço Social do Comércio (SESC), o ‘Dia do Desafio’, que acontece sempre na última quarta-feira do mês de maio, tem o objetivo de incentivar a população a incorporar a prática de atividades físicas em suas vidas, promovendo não apenas a melhoria da saúde física, mas também a mental. Neste evento, comunidades de diversas cidades do Brasil e de outros países se unirão para mobilizar ações destinadas a incentivar a população a se engajar em atividades físicas por pelo menos 15 minutos.

Para Wanessa Monteiro, instrutora de esportes do Sesc Niterói, a iniciativa em Maricá é importante para distanciar os jovens do acesso de dispositivos digitais. “É um dia que nós direcionamos para o incentivo e conscientização da prática de atividade física, principalmente hoje em dia, em que a gente vive numa onda digital, e esse é um dos nossos grandes desafios”, disse.

A iniciativa foi criada nos anos 1980, no Canadá, e chega à sua 30ª edição, mobilizando organizações públicas, privadas e do terceiro em torno da proposta despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas de forma regular. A coordenação mundial da iniciativa é da International Sport and Culture Association (ISCA) e promoção da The Association For International Sport for All (TAFISA) e da Unesco. No continente americano, o Sesc é responsável pela divulgação e maior parte da programação.

Ângela Mello, diretora adjunta do CEPT Zilca Lopes da Fontoura, destaca a importância da prática esportiva na vida do adolescente. “Eles se movimentam, adquirem saúde e descontraem uns com os outros. Acho fundamental que eles sempre busquem se cuidar e praticar atividades físicas”, completou a diretora.

Para a aluna Letícia Duarte, de 14 anos, as atividades ajudam no vigor físico e na coletividade com seus colegas. “Sempre gostei de praticar atividades físicas, e acho muito importante que todo mundo participe, para trabalhar inclusão e saírmos um pouco dos celulares”, frisou.

Sair da versão mobile