Foto: Anselmo Mourão
Ministrada pelo nutricionista da Casa da Terceira Idade, Heitor Gomes, a roda de conversa com o tema “Por trás dos rótulos”, ensinou aos participantes a lerem rótulos de alimentos industrializados, auxiliando na educação alimentar e dando mais autonomia aos idosos na hora da escolha dos alimentos.
“Pelo menos uma vez na semana nós abordamos temas relacionados à saúde. Hoje falamos sobre a leitura de rótulos e como eles podem estar indo ao mercado e fazendo suas compras da forma mais saudável, também trazendo mais autonomia a eles”, disse o nutricionista, que pretende levar os ensinamentos para outras unidades da Casa do Idoso.
Maria da Conceição, de 60 anos, disse que nunca é tarde para cuidar da saúde. “Esse tipo de informação nos ajuda bastante, porque tem muitas coisas que nós não sabemos, o que pode ou não comer. É muito importante estarmos inteirados para não sermos enganados com certos produtos industrializados”, completou a moradora do Centro.
A programação segue até o dia 28 de junho, com encontros sempre às sextas-feiras, a partir das 14h.
Cronograma:
Sexta-feira (14/06)
14h – Visita ao Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI) – Mostrar à população o que é uma ILPI e desconstruir uma cultura de isolamento.
Sexta-feira (21/06)
14h – Junho Violeta – Junho é o mês de conscientização e prevenção contra a violência ao idoso. Será feita uma palestra com a equipe multidisciplinar para voltar aos direitos dos idosos.
Sexta-feira (28/06)
14h – Combate à anemia – Anemia é uma das principais carências nutricionais que assolam o Brasil, será mostrado através de hábitos alimentares como evitar ou tratar esta carência nutricional.