Fotos de Anselmo Mourão
A terceira edição do Espraiado de Portas Abertas, promovido no domingo (09/06) pela Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria de Turismo, teve como tema as festas juninas, mas a atração mais procurada foi o turismo de aventura, que está sendo a grande novidade do evento neste ano. Desde a primeira, estão disponíveis de forma gratuita caminhadas ecológicas, um city tour de van e um jeep tour, que chega até os limites da cidade no Vale do São Francisco. O novo atrativo se juntou à gastronomia, aos shows e à natureza que consagraram o evento, que completou 15 anos em 2023.
Os passeios são uma parceria da Secretaria de Turismo com a Associação de Guias de Turismo de Maricá (AGM), que já promove outras rotas no Curta Itaocaia, evento rural que acontece nos meses ímpares na região de Itaocaia Valey.
Para o secretário Thiago Medina, a nova atração representa uma renovação para o Espraiado de Portas Abertas. “É um fôlego novo para o evento num momento em que ele passa por uma mudança, quando abolimos por exemplo o prato único nos restaurantes em cada edição. É uma atração que vai trazer mais gente de fora da cidade e, já neste domingo, sabemos que 70% dos que participam desse passeio não são de Maricá. Isso abre uma perspectiva nova para os próximos meses”, avaliou Thiago.
O presidente da AGM, Alberto Rodrigues Jr., explicou que os veículos passam por todos os estabelecimentos e pontos de interesse turístico do Espraiado até o Pico da Lagoinha. “Nós estudamos minuciosamente todos os trajetos que a região oferece, e posso dizer que o lugar ajuda muito com toda essa natureza. Trabalhamos bastante aqui com o apoio da Secretaria de Turismo, e já é um sucesso, com certeza”, garantiu. Ele adiantou que já há uma grande procura também para o próximo Curta Itaocaia, em julho.
Junto com os passeios, a gastronomia e as 17 atrações musicais do evento, mais uma vez a sede da unidade de conservação do Espraiado, onde funciona o Refúgio da Vida Silvestre do local, teve boa procura durante o dia e também apresentou uma novidade: logo na entrada foi montada a ‘calçada da fauna’, que reuniu pegadas de diversas espécies da mata atlântica que existem na região entre aves, mamíferos e répteis. Houve também uma edição especial do programa Maricá+Verde, da Secretaria da Cidade Sustentável, além da exposição permanente de animais silvestres e peixes do Museu Bertha Lutz.
“Já vim aqui algumas vezes, mas nunca tinha parado para conhecer. Além de a exposição ser muito interessante, o lugar é muito acolhedor e o ambiente é ótimo no geral. Gostamos bastante de vir aqui”, afirmou o auxiliar de saúde bucal Eduardo Borges, de 27 anos, que mora em Itaipuaçu e estava com a esposa Yasmim, de 30 anos, e os filhos Enzo e Zoey, que têm 7 e 3 anos respectivamente.
O Espraiado de Portas Abertas retorna no dia 04 de agosto, tendo o Mês dos Papais como tema. Em 13 de outubro, o evento comemora o Mês das Crianças e, em dezembro, haverá o Natal Rural Mágico, no dia 08.