23.7 C
Maricá
quarta-feira, outubro 30, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáPrefeitura de Maricá Demole Construção Irregular em Área de Proteção Ambiental na...

    Prefeitura de Maricá Demole Construção Irregular em Área de Proteção Ambiental na RJ-106

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    Seminário em Maricá debate o impacto da economia na classe trabalhadora

    Seminário gratuito sobre economia acontece em Maricá Por meio da...

    Obra estava localizada na faixa marginal de proteção ambiental, em decorrência da proximidade ao rio Inoã

    A Prefeitura de Maricá, por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated), promoveu nesta quarta-feira (19/06) a demolição de uma casa em construção (processo 14021/2024) que ocupava a área do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), localizada às margens Rodovia RJ-106. A obra ficava na altura da localidade Spar, no distrito de Inoã e fazia parte da faixa marginal de proteção ambiental, em decorrência da proximidade ao rio Inoã.

    A construção foi demolida com a ajuda de uma máquina retroescavadeira. Participaram da ação as equipes das secretarias de Urbanismo, de Habitação e Assentamentos Humanos, e Trânsito e Engenharia Viária e da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), com apoio da Guarda Municipal e de agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).

    Fiscalizações do Gated

    O Gated realiza reuniões de planejamento a cada 20 dias para executar com eficácia as operações. Para evitar construções irregulares e em áreas públicas, a Prefeitura de Maricá vem intensificando desde 2022 as ações do grupo, criado em 30 de novembro de 2021 por meio do decreto municipal nº 777.

    O grupo é formado pelas secretarias de Urbanismo, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Trânsito, Iluminação Pública, Proteção e Defesa Civil, Comunicação Social, Habitação e Assentamentos Humanos, Cidade Sustentável e Assistência Social; pela Procuradoria Geral do Município; pela autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar); e pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

    As denúncias sobre a venda ilegal de terrenos, uso impróprio do solo e construções irregulares são feitas pelo número de telefone (21) 2253-1177 ou pelo aplicativo do Disque Denúncia. Na Secretaria de Urbanismo, as informações sobre construções irregulares podem ser comunicadas pelo número de telefone (21) 3731-9777 ou e-mail: [email protected] (distritos Centro e Ponta Negra) e pelo WhatsApp (21) 97259-9213 ou e-mail: [email protected] (Inoã e Itaipuaçu).

    No dia 20 de maio, a Prefeitura formalizou um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público Estadual para coibir as construções irregulares no município. O termo, assinado pelo prefeito Fabiano Horta e pelo procurador geral de Justiça, Luciano Oliveira Mattos de Souza, tem o objetivo de viabilizar a permanente troca de informações para o ordenamento urbano da cidade.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui