A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, deu início nesta quinta-feira (20/06) ao seminário municipal para 6ª Conferência Nacional das Cidades, no auditório do Banco Mumbuca. Evento reuniu delegados e autoridades para elaboração de propostas relacionadas à segurança pública, sustentabilidade, emergências climáticas, transformação digital e gestão territorial. Nesta sexta-feira, dia 21, os delegados irão fechar o relatório que será apresentado na etapa estadual em novembro.
Os temas foram debatidos com a população em dois pré-seminários realizados nos dias 11/06 (sede da Ordem dos Advogados do Brasil, em Araçatiba) e 13/06 (Galpão Tecnológico, em Inoã). Os participantes destacaram a necessidade de considerar a densidade populacional, compreender o uso do solo e promover a integração entre diferentes setores. A população enfatizou ainda a importância de uma abordagem colaborativa e sistematizada para enfrentar os desafios urbanos, citando a canalização e supressão de vegetação, dragagem de rios, e a utilização de fundos ambientais.
Outras sugestões indicadas pelos moradores são calçadas sem obstáculos, como árvores, que atrapalham a mobilidade de idosos e pessoas com deficiência; preservação da Área de Proteção Ambiental (APA) da restinga; ocupação ordenado de terrenos; e construções de equipamentos públicos, como escolas e espaços para PCDs, no distrito de Ponta Negra.
Luciana Piredda, secretária de Política e Defesa do Direito das Mulheres, destaca a importância de definir diretrizes de segurança pública para auxiliar na proteção das mulheres.
“O seminário serve para buscarmos melhorias para a população em todos os setores. Nós da Secretaria de Mulheres temos o interesse especial em debater a questão da segurança pública que influencia diretamente na vida das mulheres”, afirmou Piredda.
A 6ª Conferência Nacional das Cidades acontece em 2025 e terá como tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. A etapa estadual prevista para ocorrer entre 1º a 15 de novembro.