As enchentes no Sul do Brasil que ocorreram em maio desse ano cobriram áreas inteiras das cidades da região, mas logo depois, descobriram atitudes, realidades e intenções. Sim, em tempos onde as Fake News inundam as mídias da mesma forma que as águas das chuvas alagaram a região sulista no mês passado, encontrar informações e notícias verazes tornou-se uma verdadeira operação de resgate da verdade sobre os fatos.
Nesse cenário, uma chuva de manchetes encharca as redes de comunicação gerando dúvidas e receios nos navegantes, os quais, muitas vezes, são arrastados pela crista da onda poluída da desinformação, deixando-os ilhados num mar de insegurança sobre o que pode ser verdade ou não a respeito de fatos pregressos, atuais ou situações futuras. Em resultado, muitas pessoas que poderiam ou efetivamente querem ajudar seus semelhantes ficam confusos e muitas vezes desistem de realizar o bem a quem é devido.
SERÁ QUE ATÉ A CONFIANÇA NAS AÇÕES HUMANITÁRIAS TAMBÉM FICOU SUBMERSA?
Não. Na verdade, se observa emergir do fundo desse ambiente inundado de controvérsias, várias pessoas e organizações realmente empenhadas a resgatar muito mais do que os olhos podem ver – Vidas, dignidade, confiança e amor ao próximo. Sim, existem as que estão comprometidas com a integridade no uso de recursos humanos e financeiros, atuando com eficiência, eficácia e efetividade em todos os momentos, especialmente quando há necessidade de ajuda humanitária.
Observaremos aqui um caso que chama muito a atenção pela atuação com alto grau de eficiência em sua logística geral e coordenação harmoniosa: A Organização das Testemunhas de Jeová.
QUEM SÃO E COMO ATUAM AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ?
Segundo os dados da própria organização¹ das Testemunhas de Jeová, em 2023 o número de membros chegou a um pouco mais de 900.000 pessoas – uma proporção de 1 Testemunha de Jeová para cada 226 habitantes no território brasileiro. Sua obra de divulgação de fé tem como principal característica a pregação de casa em casa, mas outras formas coordenadas de divulgação como ligações telefônicas, envio de cartas e o uso do site jw.org tem ajudado a promover a obra de promoção do estudo da Bíblia, que vai além da propagação de ensinos baseados no Livro Sagrado – e nesse ponto, chama a atenção a maneira como lidam com as questões relacionadas a ajuda humanitária.
A liderança da organização escalou um número de mais de 3000 voluntários locais dentre um grande número de membros que se colocaram à disposição para apoiar de vários modos na missão humanitária no Rio Grande do Sul. Em entrevista ao porta-voz regional das Testemunhas de Jeová, o Sr. Ricardo Carneiro à Gazeta24horasrio, vários pontos foram esclarecidos em relação a forma sobre como elas tem atuado no que se refere às necessidades envolvidas com a tragédia no Sul do Brasil.
ENTREVISTA COM O PORTA-VOZ REGIONAL DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Gazeta24horasrio: Que ajuda vocês estão dando para os afetados?
Ricardo Carneiro: As Testemunhas de Jeová consideram um privilégio servir e ajudar o próximo em momentos de dificuldade. Desde o primeiro momento, nossa maior preocupação foi ajudar as pessoas que ainda estavam em casa nos locais mais afetados a irem para locais seguros. Estamos direcionando muitas delas para casas de outras Testemunhas de Jeová que têm condições de recebê-las. Continuaremos a tomar medidas para providenciar a coleta e distribuição de suprimentos, como água, comida, medicamentos e roupas. Além da ajuda material, as Testemunhas de Jeová realizam visitas individuais para consolar as vítimas do desastre e reuni-las com seus companheiros de adoração, proporcionando um ambiente de ajuda mútua, companheirismo e recuperação.
Gazeta24horasrio: Como vocês organizam essa ajuda dada?
Ricardo Carneiro: As Testemunhas de Jeová têm um programa bem-organizado de ajuda e assessoria rápida para vítimas de desastres. Quando ocorre um desastre – como este no Rio Grande do Sul – as congregações locais prontamente identificam famílias e pessoas que precisam de ajuda. Os anciãos (que supervisionam as atividades em cada congregação) na região afetada tentam entrar em contato com todos que se associam com essas congregações para ver se eles estão bem e para saber quais são suas necessidades. Então, os anciãos enviam à sede das Testemunhas de Jeová no país um relatório sobre os resultados dessa avaliação e sobre a ajuda humanitária que já foi prestada. Com isso, nossa sede nacional pode saber quais membros foram afetados e quais os locais que mais precisam de voluntários. Todos esses esforços são feitos em conformidade com as orientações dos governos e instituições locais.
Gazeta24horasrio: Vocês estão prestando ajuda apenas a membros da sua religião?
Ricardo Carneiro: Na medida do possível, ajudamos tanto quem é Testemunha de Jeová como quem não é. Isso está de acordo com o que diz a Bíblia em Gálatas 6:10: “Façamos o bem a todos, mas especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé.”
Gazeta24horasrio: Quantas Testemunhas de Jeová vivem no RS?
Ricardo Carneiro: Em todo o estado vivem 35.448 Testemunhas de Jeová, que se reúnem em 554 congregações. Mais de 40 mil pessoas assistem nossas reuniões no estado semanalmente.
Gazeta24horasrio: Quais são os recursos disponíveis para as Testemunhas de Jeová trabalhando nas áreas afetadas pelas inundações?
Ricardo Carneiro: Testemunhas de Jeová voluntárias colocaram à disposição recursos como: embarcações, aeronaves, alimentos e alojamento para quem teve que deixar suas casas. Nossa sede nacional está coordenando a distribuição desses recursos de acordo com as necessidades de cada localidade.
Gazeta24horasrio: Quem financia a ajuda humanitária dada pelas Testemunhas de Jeová? Como as pessoas podem contribuir?
Ricardo Carneiro: Os donativos enviados às sedes das Testemunhas de Jeová são usados, entre outras coisas, para ajudar vítimas de desastres naturais. Qualquer pessoa que desejar também pode fazer um donativo de qualquer valor através do site donate.jw.org. Somos muito cuidadosos ao utilizar os donativos. — 2 Coríntios 8:20.
Gazeta24horasrio: Como os pais podem ajudar os filhos que estão passando por essa tragédia, ou aqueles que estão vendo as notícias sobre a calamidade no Rio Grande do Sul?
Ricardo Carneiro: É importante os pais criarem um ambiente acolhedor e seguro, onde os filhos se sintam à vontade para expressar suas emoções e preocupações. Podem fazer isso por escutar com paciência e mostrar que se importam com o que os filhos estão sentindo. Também pode ser de ajuda diminuir a quantidade de notícias que eles veem e que os deixam ansiosos. Se possível, incentivar a prática de atividades físicas e fornecer informações claras e tranquilizadoras sobre a situação.
Gazeta24horasrio: Existe algum tipo de remuneração para os coordenadores e líderes das Testemunhas de Jeová, seja durante campanhas humanitárias ou nas suas atividades usuais?
Ricardo Carneiro: Todos os administradores e trabalhadores em campo são voluntários que não são pagos nem assalariados. São seguidas, neste campo de ajuda humanitária, as mesmas diretrizes que norteiam todas as atividades religiosas das Testemunhas de Jeová: Trabalho totalmente voluntário e qualquer recurso financeiro utilizado origina-se de donativos voluntários.
Gazeta24horasrio: Caso algum membro deseje individualmente apoiar ou ajudar por meio de outras formas – financeiras ou não – como em campanhas do governo ou organizações humanitárias (ONGs), a organização se opõe de alguma forma?
Ricardo Carneiro: A organização não interfere nas decisões de cada membro neste assunto. Desta forma, ela adota o princípio bíblico de Gálatas, capítulo 6, versículo 5, onde diz que ‘cada um deverá levar sua própria carga de responsabilidade’, ou seja, cada um é senhor das suas decisões pessoais, sem interferência da organização religiosa.
Gazeta24horasrio: Qual é o canal oficial para conhecer e saber mais sobre a atuação das Testemunhas de Jeová?
Ricardo Carneiro: É o site jw.org, que tem informações disponíveis em quase mil e cem idiomas, incluindo mais de 100 línguas de sinais de todo o mundo. Centenas de equipes de tradução espalhadas pelo mundo fazem com que o material baseado na Bíblia esteja disponível em muitas línguas nativas minoritárias, para ajudar o maior número possível de pessoas a aprender sobre a Bíblia, sendo que todo esse conteúdo do site pode ser baixado gratuitamente por qualquer pessoa, sem necessidade de senha. Além disso, o site traz informações completas sobre todas as atividades regulares das Testemunhas de Jeová e também notícias atualizadas sobre eventos como os que envolvem catástrofes naturais e de como as Testemunhas de Jeová atuam de maneira rápida e organizada para prestar ajuda prática àqueles que foram afetados por tais desastres.
Gazeta24horasrio: Qual mensagem desejam transmitir às pessoas afetadas?
Ricardo Carneiro: Estamos profundamente tristes pelo sofrimento causado pelas chuvas no estado e oramos para Deus dê forças aos afetados. Com base no que a Bíblia diz, acreditamos que ele não é o causador de desastres como esse, pelo contrário, ele diz que vai acabar com todo o sofrimento no futuro. Enquanto isso, ele promete que vai consolar os que estão sofrendo. Sempre que pudermos, queremos compartilhar essa mensagem de esperança com todos. – 2 Coríntios 1:3; Apocalipse 21:3, 4.Fim da Entrevista
Imagens: Cortesia das Testemunhas de Jeová
Quando leio essas notícias tão tristes mas ao mesmo tempo tão consoladoras agradeço muito a Jeová Deus por tê-lo conhecido e fazer parte dessa família tão maravilhosa!
Quando o verdadeiro amor move as pessoas, os maiores obstáculos são superados
Uma ajuda verdadeira, sem intenção egoísta
Difícil de ver em nossos dias
Dá segurança para quem quer ajudar
Sinto e é visível a mão amorosa do Deus Todo Poderoso por de trás. .de profecias confiaveis..onde o próprio Deus tem em mente um futuro de paz e não de calamidade e todos que o procuram em oracao ele ouve consola e da Forças .Jeremias 29:11
Excelente matéria, só agora pude ver; obrigada sou Testemunha de Jeová e moro em Paço do Lumiar, município de São Luís, capital do Estado do Maranhão.
Son la respuesta del 💛amor en acción🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗💛
Sou muito grata ao Deus Todo Poderoso Jeová de poder usufruir desta sua grande família mundial. Seguir e obedecer ao seu filho Jesus sabemos de antemão tudo que irá acontecer. Agimos de acordo com o que a Bíblia diz e por isso estamos tranquilos esperando o final desse sistema muito em breve que ele nos promete acabar com todo sofrimento. Apocalipse 21:3,4