Radicada nos EUA onde se apresenta há 14 anos Yuko é fã da Bossa Nova e do Samba Jazz
A talentosa pianista japonesa, Yuko Mabuchi, radicada há mais de 10 anos em Los Angeles, está prestes a mostrar o seu trabalho musical no Brasil, por meio de um repertório onde interpreta músicas brasileiras tocando samba jazz e clássicos da Bossa Nova.
Yuko Mabuchi acaba de formar uma parceria com o cantor e compositor de soul brasileiro Santoz na gravação dos singles “Dinheiro é prestígio” (Santoz e Gino Santana) e “Yuko toca samba” (Santoz), que os dois pretendem lançar no mercado musical brasileiro, primeiramente nas plataformas de streamings, no segundo semestre deste ano. A produção é do também pianista Billy Mitchel e conta com a participação de músicos brasileiros e norte-americanos.
“Dinheiro é prestígio” foi lançada originalmente em uma versão samba de raiz. “Mas agora com a participação dela (Yuko) nós demos uma outra roupagem e fizemos uma releitura desta música”, disse Santoz.
Yuko Mabuchi é uma pianista de formação originalmente clássica. Mudou-se para Los Angeles em 2010, onde foi atraída pelos ritmos negros norte-americanos como R&B, hip-hop e blues. Mas foi o jazz que tocou fundo nela. Na verdade, o jazz a cativou tanto que ela dedicou vários anos a estudar a corrente sonora do ritmo norte-americano.
Baseada na técnica apurada adquirida na formação como pianista clássica, quando ainda era criança no Japão, a iniciação de Yuko nos gêneros musicais de origem afro-americana e caribenha alimentou sua música em uma mistura exótica, tornando-a tão única quanto a própria artista. E fez com que Yuko se tornasse uma das mais talentosas pianistas de jazz em ascensão nos Estados Unidos, desde então.
Por influência do pai que era dançarino, Yuko foi atraída para outros ritmos, além da música clássica, e chegou ao jazz. “Achei o jazz emocionante, com ritmos de suingue, sons de blues e improvisação. Como ouvinte, queria saber como os músicos improvisam, o que é tão diferente do clássico. Como instrumentista gostei de como os músicos se comunicam no conjunto e dependem uns dos outros para o produto final. A improvisação é o aspecto mais emocionante do jazz para mim”.
Yuko conheceu Santoz em uma viagem que fez ao Brasil para conhecer de perto o país onde surgiu a Bossa Nova. Queria que a cultura brasileira estivesse lhe influenciando no estúdio na gravação de “Garota de Ipanema”, que estará no próximo álbum dela “Quantum”, previsto para ser lançado também até o final do ano.
Yuko é muito cuidadosa na escolha do seu repertório e destaca que existem poucos lugares no mundo onde se pode ir e não ouvir Bossa Nova.”É por isso ela (a Bossa Nova) fez parte do meu repertório musical desde o início”. A pianista disse que conheceu vários músicos brasileiros em Los Angeles e começou a “aprender e curtir” mais sobre o samba. “Tive a oportunidade de tocar com um baterista brasileiro, e o grupo tocou principalmente músicas brasileiras. Na verdade, os ritmos que experimentei ao tocar música brasileira parecem muito naturais e são muito confortáveis para mim”.
Desde então a música brasileira é constante no repertório de Yuko Mabuchi, passando pelos clássicos de Tom Jobim, como “Garota de Ipanema”, “Só danço samba”, “Só tinha de ser com você” e “Batucada surgiu”, de Marcos Valle. Agora, é a vez de os sambas jazz de Santoz figurarem no repertório da pianista, que é uma das personalidades de jazz convidadas do “Monterey Jazz Festival”, na Califórnia, em 29 de setembro.