O Grupo de Artistas de Maricá (GAM), ao completar 30 anos de atividades, oferece uma grande oportunidade para artistas e produtores culturais: terá o início neste sábado, o curso de capacitação para o empreendedorismo cultural. E, para isso, receberá em Maricá o renomado escritor, poeta e gestor cultural Fernando Portella. A ação, que qualifica produtores para elaboração e gestão de empreendimentos na economia criativa é um projeto aprovado pela Secretaria Municipal de Cultura através do Programa de Apoio à Arte e Cultura (ProAC) e começa no próximo sábado (20), na sede do GAM.

Fernando Portella é Fundador da Rede Cidade Viva. Engenheiro, poeta e empreendedor. Décadas antes do mundo dos empreendedores sociais e digitais, da “Economia Criativa”, Fernando já trilhava o caminho dos negócios socioculturais. Formado em engenharia elétrica, Fernando deixou a carreira em multinacional para dedicar-se ao teatro e à poesia. Sem deixar a poesia, foi também jornalista e editor de periódicos e livros. Das letras, então, abriu-se o caminho da política por meio da cultura. Fernando foi secretário de cultura de Petrópolis, secretário de cultura e turismo Cabo Frio e depois subsecretário de cultura do Estado do Rio de Janeiro. Sua experiência como executivo, jornalista, político e poeta levou de volta ao setor privado para realizar projetos socioculturais inovadores em todo o território nacional. Nascia a sua empresa “Engenharia Cultural” e o Instituto Cidade Viva: o abraço entre o mundo racional das empresas e o universo intuitivo dos artistas. Unindo sentir, pensar e fazer, a Rede Cidade Viva (empresa, instituto e editora) tornou-se uma espécie de imagem da “vida dupla” de Fernando, de empresário e poeta, uma rede de empreendedores de disciplinas distintas voltados para a realização de empreendimentos sociais e culturais.
De acordo com Fernando Portella, “Vamos apresentar um programa de capacitação para o empreendedorismo cultural realizado pelo Proac Maricá. Isso é muito relevante e usa como metodologia o conteúdo da Engenharia Cultural desenvolvido pelo Instituto Cidade Viva há mais de 20 anos. Ele visa como transformar ideias em projetos e estes projetos em realidade. Será um curso atual e muito importante”, destaca Portella.
Kikah Monteiro, diretora administrativa do GAM, disse que “estamos muito felizes em proporcionar este curso para os artistas de Maricá. A capacitação para novos sonhos é o nosso presente para a comunidade artística.”
A certificação do curso será pelo GAM e pelo Instituto Cultural Cidade Viva. As inscrições são gratuitas e as vagas ofertadas foram todas preenchidas. Mas, de acordo o presidente Altamir Costa, em breve serão abertas as inscrições para uma nova turma. “Estamos colaborando para este momento novo para quem faz cultura na cidade”, declara.
Para mais informações, o grupo informa o GamZap (21) 994517437.
Serviço:
CAPACITAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO CULTURAL
Elaboração e gestão de projetos culturais Com Fernando Portella
Data: 20 de julho
Horário: 13h
Local: Sede do GAM, Lagoa de Araçatiba, Maricá RJ